Lançados novos editais do Programa Auxílio Conectividade com 1.500 bolsas para estudantes da UEPB

21 de janeiro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua sua política de assistência estudantil para viabilizar o acesso dos estudantes em situação de vulnerabilidade social às aulas remotas na Instituição. Através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), foram lançados, nesta quinta-feira (21) os dois editais do Programa Auxílio Conectividade que prevê o oferecimento de bolsas, tanto para a contratação de serviço de Internet em caráter emergencial, quanto para a aquisição de equipamento. Ao todo estão sendo oferecidas 1.500 bolsas, sendo um mil para admissão de empresa fornecedora de sinal de Internet, e 500 para compra de equipamento.

O auxílio é voltado para estudantes feras ou veteranos, regularmente matriculados em componentes curriculares e/ou atividades acadêmicas que estão sendo ofertadas de forma não presencial, nos cursos presenciais de graduação, pós-graduação e ensino médio/técnico da Instituição, devido à pandemia. O valor da bolsa para “Acesso à internet em caráter emergencial”, será de R$ 100 mensais para aquisição de serviço de internet enquanto durar as atividades regulamentadas pela Resolução UEPB/Consepe/0229/2020. Já na modalidade “Aquisição de equipamentos”, a bolsa será em cota única, no valor de R$ 1 mil, para aquisição de equipamento adequado ao acompanhamento das aulas remotas. O mesmo aluno pode concorrer simultaneamente as duas bolsas.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 10 e 24 de fevereiro, exclusivamente neste link. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 18 de março. A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Célia Regina Diniz, afirmou que em virtude da necessidade de manter as condições de acessibilidade da comunidade discente para o acompanhamento das atividades não presenciais, e em consonância com o que foi previsto na carta programa da gestão, a Instituição continuará investindo na assistência estudantil. Célia acrescentou que no ano passado foram contemplados cerca de cinco mil alunos com os auxílios, mas que agora era fundamental lançar outros editais para contemplar aqueles que começarão sua vida acadêmica na UEPB neste semestre.

“Nós vamos manter os alunos contemplados nos editais do ano passado, e agora estamos abrindo a possibilidade para mais 1.500, que tanto podem ser estudantes que ingressam agora na UEPB, como também os veteranos. Como ainda não há previsão do término da pandemia da Covid-19, e enquanto não tivermos segurança sanitária, a UEPB vai continuar garantindo a inclusão digital de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como daqueles que não possuem ou tenham baixa qualidade de acesso à internet, como também daqueles que não dispõem de equipamentos para a adequada participação e acompanhamento das atividades não presenciais desenvolvidas nos termos da Resolução/UEPB/CONSEPE/0229/2020”, destacou a reitora.

A pró-reitora Estudantil da UEPB, professora Núbia Nascimento, ressaltou a importância de todos os estudantes lerem os editais para que assim possam entender como funciona a seleção. De acordo com ela, nestes documentos está listada a documentação obrigatória exigida pela PROEST para o certame. Já no que diz respeito ao recebimento do Auxílio Conectividade, é necessário que o aluno declare não possuir acesso à internet e/ou equipamento de qualidade para o desenvolvimento das atividades não presenciais, além de possuir renda per capita menor ou igual a R$ 785,77 (média da renda per capita da Região Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Todas as informações estão disponíveis nos editais abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98753-8757.

Edital Auxílio Conectividade – Aquisição de Equipamento
Edital Auxílio Conectividade – Acesso à Internet em Caráter Emergencial