Lançado edital com 16 vagas para Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática

25 de agosto de 2020

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital com 16 vagas para formação da Turma 2021 do Doutorado Profissional. Os interessados devem realizar inscrição de forma on-line, através do endereço eletrônico https://cpcon.uepb.edu.br/forms, até o dia 25 de setembro. Em razão das condições impostas pela pandemia da Covid-19, todas as etapas da seleção ocorrerão de maneira remota.

Os candidatos devem possuir título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática ou ter concluído Mestrado nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências Naturais, Educação, Ciências da Computação ou Estatística. Para se inscrever são necessários os seguintes documentos: Diploma e Histórico Escolar da graduação, Diploma e Histórico Escolar do Mestrado, RG, CPF, Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino), além de Projeto de Pesquisa e Memorial Descritivo.

A seleção constará de prova escrita, análise do projeto de pesquisa, entrevista tratando da defesa do memorial e do projeto de pesquisa, análise de currículo e prova de suficiência em idioma estrangeiro, nas datas e horários especificados em edital. A previsão de divulgação do resultado final é o dia 3 de dezembro de 2020.

Quando da sua criação, em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática constava como único curso de doutorado profissional aprovado na região Nordeste e um dos poucos do País na área de Ensino na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta do curso é que haja uma interlocução entre a área de Ensino de Ciências e Educação Matemática e diferentes campos, como Educação, Psicologia, Sociologia, entre outros.

Todos os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital, clicando AQUI.

Texto: Juliana Rosas