Lançadas campanhas para auxiliar projetos de apoio aos profissionais de saúde no enfrentamento à Covid-19

Lançadas campanhas para auxiliar projetos de apoio aos profissionais de saúde no enfrentamento à Covid-19
24 de março de 2020

O primeiro lote de protetores faciais produzidos pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi entregue nesta terça-feira (24), aos hospitais de referência que atuam no enfrentamento à Covid-19 e realizaram cadastro prévio junto ao Núcleo. Para atender a demanda de pedidos, a equipe do Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D) está trabalhando 24 horas por dia. Porém, o esforço e a dedicação dos pesquisadores não são suficientes para atender, no menor tempo possível, a lista de hospitais e unidades de saúde cadastrados.

Com o objetivo de ampliar a produção, o LT3D do Nutes lançou a campanha “Você tem uma impressora 3D?”, para que pessoas físicas ou instituições que possuam impressora 3D possam se engajar no processo produtivo, criando assim uma rede que aumentará o número de protetores faciais produzidos. Para os proprietários de impressoras que queiram produzir o protetor facial está sendo disponibilizado o arquivo para download. Os interessados podem entrar em contato com a equipe do Nutes através do telefone (83) 9 8638-9792.

Além de impressoras, o Laboratório de Tecnologias 3D está necessitando de material (acetato e filamento PLA) usado na confecção dos protetores faciais. “Estamos em um momento que os locais que vendem esses produtos estão fechados. Então, estamos buscando contato com pessoas que possam doar para que continuemos nossa produção”, destacou a coordenadora do LT3D, Yasmyne Martins. Ela também ressaltou que já há um grande envolvimento por parte da sociedade em toda Paraíba com doações de material, empréstimo de impressoras, além de outras iniciativas. “Sozinhos não conseguiríamos. Todo o apoio que nos tem chegado é o que tem nos permitido ajudar outros profissionais. É uma rede de solidariedade neste momento difícil”, frisou.

Outra iniciativa para colaborar com a produção dos protetores faciais e outros dispositivos para o enfrentamento da Covid-19, que estão sendo desenvolvidos pelo Nutes da UEPB, é a parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que criou uma conta-corrente destinada a arrecadar contribuições financeiras voltadas para a aquisição de insumos diversos utilizados na produção dos dispositivos hospitalares a serem doados aos profissionais de saúde que estão lidando no combate ao novo coronavírus. As doações podem ser feitas na conta Parque/Projeto 264, Banco do Brasil, Agência 1591-1, Conta Corrente 37.366-4.

Em virtude do grande volume de pedidos de hospitais e unidades de saúde que trabalham diretamente no enfrentamento à Covid-19, o Laboratório de Tecnologias 3D da UEPB suspendeu temporariamente o cadastro de novos pedidos. Todos os hospitais de referência já foram cadastrados e estão recebendo gradativamente os protetores faciais. Com a adesão de novas impressoras, será montada uma rede que vai permitir uma produção quase em escala industrial e, assim, será possível receber novos pedidos. Tão logo novos pedidos possam ser aceitos, a coordenação do LT3D divulgará o link para cadastro.

Texto: Leonardo Alves