Inscrições de trabalhos para apresentação no 14º Seminário da Folkcomunicação se encerram dia 20

14 de setembro de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) realizam de 27 a 29 de setembro, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande, o 14º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. Promovido pelo Departamento de Comunicação Social e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com apoio das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão, o evento terá como tema central a “Pedagogia da folkcomunicação e da cultura popular”, debatido por especialistas e artistas de várias regiões do país.

Além das mesas redondas que tratarão de temas como cultura popular nas escolas, festejos juninos e parcerias público-privadas, o seminário oferecerá oficinas, lançamento de livros e grupos de trabalho. “Nosso objetivo consiste em mapear e problematizar as experiências em andamento, analisar os resultados alcançados em termos de ensino e aprendizagem e estimular novas propostas didático-pedagógicas para a inserção do folclore, arte, comunicação, religião e cultura popular no contexto da educação brasileira, tanto em nível regional como nacional”, diz o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva.

O prazo para submissão de trabalhos no evento foi prorrogado até 20 de setembro, podendo participar professores e estudantes de ensino fundamental, médio e superior, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e representantes de organizações governamentais, privadas e do terceiro setor. Os interessados devem efetuar antecipadamente o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, através de boleto gerado via sistema da Guia de Recolhimento da UEPB https://sistemas.uepb.edu.br/GRUEPB/, selecionando a especificação de receita 1.6.1.3.13.310 – Insc. XIV Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. Os demais interessados em participar do evento também podem efetuar sua inscrição por intermédio da GRUEPB, até o dia 26 de setembro.

A temática do evento será abordada através de cinco grupos de trabalho: Educomunicação e folkcomunicação; Comunicação, educação e desenvolvimento; Movimentos sociais, festejos juninos e dinâmicas educativo-culturais; Folkcomunicação nos contextos religiosos; e Pedagogia do jornalismo cultural. Os GTs tratarão de questões da educação contemporânea, tais como: aprende-se o saber do povo nas escolas? De que forma os saberes populares estão interagindo com outros saberes no processo de construção das identidades culturais nos contextos locais, regionais, nacionais e globais? Como a arte e a cultura popular são trabalhadas na formação de crianças, jovens e adultos na rede pública e privada de ensino?

Seguindo as normas de conteúdo e formatação definidas na chamada, os trabalhos deverão ser enviados juntamente com cópia do comprovante de pagamento da inscrição para o endereço festejosjuninos2017@gmail.com. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos e apresentados durante a realização do seminário que deverá reunir mais de duas centenas de participantes das áreas de comunicação, folkcomunicação, cultura popular, educação, educomunicação, economia criativa e gestão da cultura.

Organizada pelos grupos de pesquisa Comunicação Cultura e Desenvolvimento e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional, a 14ª edição do seminário recebe apoio da Prefeitura de Campina Grande e do Governo do Estado. Além da Editora da UEPB (Eduepb), Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Faculdade São Francisco de Barreiras-BA (FASB), colaboram com o evento os programas de pós-graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional da UEPB, Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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