Inovatec promove palestra sobre futuro do empreendedorismo acadêmico e da inovação tecnológica na UEPB

21 de agosto de 2020

Com vistas ao empreendedorismo e estratégias para criação de uma incubadora de negócios, a Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, no dia 2 de setembro, às 10h, a palestra virtual “O futuro do empreendedorismo acadêmico e da inovação tecnológica na UEPB”. A atividade conta com apoio do Sebrae e terá as participações dos professores Josemir Maia (Inovatec), Cláudio Lucena (CoRI) e Paulo Barbosa (Nutes), todos da UEPB, sendo mediada por Pamella Rosendo (Inovatec).

A palestra será transmitida pelo Canal Rede UEPB no Youtube e pelo perfil oficial da Instituição no Facebook. Na ação, será enfatizada a importância do empreendedorismo e da inovação tecnológica na Universidade. Para fomentar tais aspectos, a Inovatec está, inclusive, realizando um mapeamento das ações empreendedoras na UEPB, por meio de formulário on-line, disponível clicando AQUI.

Com esse formulário, a Inovatec pretende identificar o estado atual de todas as ações empreendedoras desenvolvidas, oficiais e não oficiais, para nortear ações estratégicas em prol da geração de incentivo a esse público. O mapeamento foi inicialmente idealizado por um grupo de professores multidisciplinares que se reuniu para discutir sobre as ações voltadas ao estímulo da cultura empreendedora e de estímulo à inovação no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba.

Professores, técnicos administrativos e alunos envolvidos com alguma ação empreendedora na Instituição ou interessados em participar de iniciativas nesse sentido devem responder ao formulário. A principal proposta dessa discussão é levar adiante o projeto de criação de uma incubadora de negócios que possa servir a todos os câmpus da UEPB, desenvolvendo o empreendedorismo.

Até o momento, o formulário foi respondido por pouco mais de 100 pessoas. Os dados coletados mostram que pelo menos 1/3 do público respondente já desenvolve alguma ação empreendedora, sendo elas envolvendo projetos de extensão, projetos de pesquisa, com empresas juniores ou startups consolidadas, originadas a partir da ciência produzida na Universidade. As informações obtidas revelam, ainda, que 41% das pessoas que responderam ao questionário ainda não sabem o que é uma incubadora de negócios. A grande maioria (mais de 70%) manifestou interesse em criar uma empresa incubada pela UEPB.

Diretor de Incubação Empresarial da Inovatec, professor Josemir Maia enfatiza que esse projeto de empreendedorismo será muito promissor tanto para a UEPB quanto para o Estado da Paraíba. “Além das ações que são raízes da Universidade, como o ensino, a pesquisa e a extensão, através de uma cultura de estratégia empresarial e através do estímulo empreendedor, nós também seremos capazes de estimular o desenvolvimento de negócios nas cidades onde a UEPB se insere e no seu entorno. Com isso, vamos gerar postos de trabalho direto e indireto, além de prosperidade para essas cidades”, destaca.

Texto: Severino Lopes