UEPB oferta curso “O Inconsciente e a Escória dos Fenômenos – O interesse para a Filosofia”

14 de agosto de 2019

Nas “Conferências introdutórias”, Sigmund Freud diz que a psicanálise se ocupa de ninharias, aqueles “eventos modestos, descartados pelas ciências como demasiado insignificantes”. Já Theodor Adorno, em “A atualidade da Filosofia”, evoca esses microeventos ao examinar o método psicanalítico de investigação do inconsciente, remetendo aos atos falhos, aos sonhos e às neuroses, aos quais se pode acrescentar o chiste ou o dito espirituoso.

É essencialmente a partir dessa tapeçaria de pensamentos e ditas “nulidades” que se debruça o curso “O Inconsciente e a Escória dos Fenômenos – O interesse para a Filosofia”, a ser ofertado de 12 de setembro a 21 de novembro, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Educação (Ceduc), do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) e do Departamento de Filosofia. As inscrições serão feitas no primeiro encontro.

As preleções se darão das 15h30 às 18h30, na Sala 127 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. O curso é gratuito e tem caráter formativo e acadêmico, a fim de abarcar tanto alunos e professores quanto a comunidade em geral. A carga será de 18 horas/aula, distribuídas em seis encontros quinzenais (12 e 26 de setembro, 10 e 24 de outubro, 7 e 21 de novembro).

Os temas trabalhados abrangem “O Inconsciente”, “O Trabalho do Sonho” e “O Trabalho do Chiste”. À frente da atividade, o professor Reginaldo Oliveira explica que é nessa perspectiva, apesar das muitas hoje trabalhadas, que se coloca a questão da contemplação da Filosofia pela Psicanálise, principalmente, quando esta confere dignidade aos “elementos pequenos e não intencionais”, ainda nas palavras de Adorno. “E, para tal, a proposta consiste em analisar dois dos textos, no dizer de Lacan, canônicos em matéria de inconsciente, a saber, ‘A interpretação dos sonhos’ e ‘Os chistes e a sua relação com o inconsciente’”, aponta.

Reginaldo destaca que as exposições seguem a orientação dos textos de Freud, no entanto, em vez de começar pela Trilogia do Inconsciente, faz-se o caminho inverso da cronologia das publicações. Conforme ele, primeiro, será feita a análise de “O Inconsciente”, apoiando-se em “O Eu e o Id” e em “Introdução ao Narcisismo”. Em seguida, tendo em vista a elaboração conceitual, será efetuada a leitura de “A interpretação dos sonhos” e “Os chistes e a sua relação com o Inconsciente”, examinando-os à luz do ensaio metapsicológico. “Por fim, pretende-se problematizar em que medida interessa para a Filosofia a exploração dessas partículas de realidade, cuja importância foi observada pela Psicanálise, tendo contribuído para nelas despertar o interesse “, afirma.

Não é a primeira vez que o docente visita os escritos de Freud e da Psicanálise sob o prisma da Filosofia. Em 2016, durante o Seminário Filosófico, o professor abordou as obras “O futuro de uma ilusão” e “O mal-estar na civilização”. Em 2017, os trabalhos do Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise Desvios, coordenado por ele, teve como base vários livros do vienense, a exemplo de “Totem e Tabu” e “Genealogia da Moral”. Já em 2018, Reginaldo, junto com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveu a 1ª Jornada de Filosofia e Psicanálise, dando ênfase ao tema “Melancolia e Ato: Política e suas Implicações Subjetivas”.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail rgnaldo2015@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêncio