Idosos da UAMA participam de encontro virtual para preparação de retorno on-line às aulas

11 de agosto de 2020

Ainda sem a realização de atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está preparando o retorno das aulas com seus alunos na modalidade on-line. Como forma de adaptar os idosos para as aulas remotas, a coordenação e os professores da UAMA já realizaram encontros, fizeram planejamento e formaram grupos de whastsapp com as três turmas em funcionamento no Câmpus I, preparando o retorno das atividades, só que de forma remota.

Essa semana, as turmas estão realizando testes para as aulas virtuais. O primeiro encontro através da plataforma digital Google Meet foi realizado na manhã desta terça-feira (11), Dia do Estudante, e reuniu mais de 20 alunos dos 50 matriculados na turma que funciona nas terças e quintas-feiras. Neste primeiro encontro foi discutido sobre o retorno das atividades, agora de forma on-line, bem como as dificuldades e dúvidas em relação à plataforma digital e as expectativas do retorno. Os alunos também tomaram conhecimento sobre como acessar o link e ficarem conectados com a sala virtual.

Pelo planejado pela Coordenação e Secretaria da UAMA, as aulas devem retornar na próxima semana, em horários previamente agendados pelos professores e alunos. O coordenador da UAMA, professor Manoel Freire de Oliveira Neto, enfatizou que há mais de um mês a Coordenação, a Secretaria e os professores do programa traçam estratégias para o retorno das atividades e a melhor maneira do início das aulas de forma remota. Nesse sentido, algumas lives foram realizadas no Instagram e Facebook, já prevendo o retorno neste mês de agosto.

Para isso, foi elaborado um tutorial mostrando como utilizar o Meet, desde como baixar o aplicativo e conectar, bem como indicando todo o processo de ligar e desligar câmeras e microfones. Os vídeos do tutorial foram enviados para as turmas nos grupos de whastsapp. Professor Manoel Freire observou que, no primeiro teste realizado nesta terça-feira, ficou claro que alguns alunos ainda têm dificuldades, mas que serão superadas ao longo dos próximos encontros.

“Isso é um processo contínuo de aprendizado entre os professores e os alunos. Mas consideramos que foi uma vitória muito grande vivenciar esse primeiro momento, pela alegria deles em poder rever todos nós. A UAMA está dando um passo importantíssimo para retornar às atividades com as cargas horárias completas. Os idosos da UAMA não ficarão atrás desse processo”, destacou professor Manoel.

A secretária da UAMA, Ana Luiza de Morais, avaliou como positivo esse primeiro momento e destacou a expectativa dos alunos para o retorno, com os horários de aulas devidamente planejados. Ela ressaltou que, a partir de agora, os alunos do programa terão uma nova rotina com as aulas on-line, o que não deve comprometer a qualidade do conteúdo.

Atualmente, 150 alunos estão matriculados nas turmas da UAMA no Câmpus de Campina Grande. Como essa semana está sendo de testes, nesta quarta-feira (12), a coordenação do programa realiza a mesma atividade com a outra turma, que funciona às segundas e quartas. Na próxima quinta-feira (13) será realizado o teste com a turma que funciona às terças e quintas. A UAMA também estuda a volta das atividades no Câmpus de Lagoa Seca.

A Universidade Aberta à Maturidade é realizada por meio da Coordenadoria Institucional Especial para a Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM), com o propósito de oferecer a aquisição do conhecimento em diferentes áreas, a socialização e troca de conhecimentos intergeracionais, constituindo-se em uma proposta que possibilita a inclusão social do idoso. Desde 2009, mais de 800 idosos já passaram pelo programa nos câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca e Guarabira. Muitos ex-alunos integram o Grupo de Convivência, que se reúne mantendo os laços com a UAMA.

Texto: Severino Lopes
Imagens: Reprodução da sala virtual