Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra participa de três festivais de Folclore nas regiões Sul e Sudeste

17 de julho de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participará, de 24 de julho a 10 de agosto, de três festivais de Folclore. Os festivais serão sediados em Nova Petrópolis (RS), Quinta do Sol (PR) e Olímpia (SP), nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Em Nova Petrópolis o Acauã participa do 45º Festival Internacional. Em Quinta do Sol, o Grupo estará no XII Fefosol. Já em Olímpia, a participação do Grupo se dará no 53º Festival Nacional do Folclore. Conforme o diretor do Grupo, Agnaldo Barbosa, a expectativa do Acauã é das melhores e a oportunidade é excelente para exibir o trabalho que vem sendo feito, representando, além disso, a UEPB nesses importantes eventos.

Compõem a comitiva do Acauã, 47 integrantes, entre dançarinos e músicos. A fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (Codecom), Paizinha Lemos, também foi convidada para fazer parte da equipe. Nesses festivais, o Grupo apresentará o espetáculo “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”, com direção de Agnaldo Barbosa e Roberto Gomes de Almeida.

Agnaldo explicou que o espetáculo ganhou novos contornos e danças, a exemplo da Cavalhada de Argolinha, Festa do Rosário e Xaxado, que se juntarão às coreografias já existentes em “Raízes do Brasil: Cores, Ritmos e Tradições”, como Maracatu, Sequência de Coco, Festa para Iemanjá, Bumba Meu Boi, Invernada, Sequência Nordestina e Frevo, entre outras. O Acauã retorna à Campina Grande no dia 13 de agosto.

 

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Paizinha Lemos