Festival de Artes e Participação Social começa nesta quarta e debaterá sobre metas e desafios sociais

23 de abril de 2019

Oficinas, rodas de conversa e sessões de apresentações culturais marcam a terceira edição do Festival de Artes e Participação Social (FARPAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que será realizada nesta quarta (24) e quinta-feira (25), nos turnos da manhã, tarde e noite, no Câmpus V da UEPB, localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Com o tema “FARPAS 2019 – O Festival dos sonhos”, o evento mantém a perspectiva de suscitar a reflexão e o debate de temas socialmente relevantes. “Escolhemos abordar a questão dos sonhos, não como algo fantasioso ou utópico, mas, como metas a serem alcançadas, desafios sociais a serem superados. Sonhamos com uma educação melhor, então o que fazer para buscar alcançar esse sonho? Temos o desafio do primeiro emprego, desejamos um Brasil melhor. Então nossas atividades serão permeadas por reflexões sobre como atingir esses ideais que buscamos”, explica o coordenador geral do evento, professor Henrique França.

Nesse sentido, o FARPAS 2019 terá rodas de conversa sobre o aquecimento global, sustentabilidade, violência de gênero, racismo, homofobia, machismo, uso de drogas, fakenews e saúde mental. Também serão ofertadas oficinas de pífanos, ukulelê, Tape Art, Danças Urbanas, Cordel, Empreendedorismo Juvenil, Graffitti, Pandeiro e arte circense. O evento contará ainda com sessões de cineclube exibindo os filmes “Onde fazer a próxima invasão”, de Michael Moore; “Salvo Conduto”, de Fernando Carvalho; e “Jaguaribe Rio das Onças”, de Marcus Vilar. O encerramento da programação nos dois dias contará com apresentações das bandas “Pau de Dar em Doido”, “Digzin”, “Primavera Blue” e “Caburé”.

Sobre o FARPAS

Vinculado ao projeto de extensão “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexão para além dos muros acadêmicos” e “Audiovisualmentes: produzindo e mediando conteúdos educacionais como ferramenta de disseminação social e comunicação pedagógica”, do curso de Arquivologia, o FARPAS reúne a comunidade acadêmica do Câmpus V da UEPB e a Escola Estadual José Lins do Rêgo para discutir e promover uma reflexão sobre temas de relevância social e política da atualidade.

Durante essa edição de 2019 também haverá ações relacionadas ao “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”, instituído pelo Conselho Universitário da UEPB como forma de lembrar o centenário de nascimento do artista paraibano.

Confira a programação completa AQUI.