Exposição de arte naif organizada por professora da UEPB destaca influência africana para construção do Brasil

Exposição de arte naif organizada por professora da UEPB destaca influência africana para construção do Brasil
6 de novembro de 2019

Durante os dias 4 e 23 de dezembro, a Galeria de Artes Irene Medeiros, localizada no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), no Centro de Campina Grande, receberá a exposição “Dar Cor do Brasil”, um trabalho conjunto entre os artistas plásticos de arte naif, Val Margarida e Adriano Dias. Val, que também é professora do Centro de Educação (CEDUC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresenta, ao lado de Adriano, uma coleção composta por 30 trabalhos de seus respectivos ateliês, com o objetivo de contribuir para difundir a arte naif, bem como colaborar com a construção das identidades negras e fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana para a constituição do povo brasileiro.

Ambos os artistas, nomes importantes do cenário nacional da arte naif, apresentam em suas obras os modos de vida, o cotidiano, os sertões, as florestas, rios, animais, festas religiosas, procissões, cultos, brincadeiras, festas populares e a religiosidade do povo africano. Os personagens retratados são, em sua maioria, negros. A exposição “Da Cor do Brasil” foi planejada em função do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, importante figura histórica de luta e resistência do povo negro.

Instituída como pintura no século XIX, a arte naif tem como característica a expressão artística que demonstra criatividade, espontaneidade e uso de cores em telas que registram emoções e traços de personalidades sem apego às regras das pinturas clássicas. Mais informações sobre a exposição “Dar cor do Brasil” podem ser obtidas através dos telefones (83) 3331-3773 / 98871 3773 / 98886-2171 / 3271-3017.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Arquivo pessoal da artista Val Margarida