“Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas” será tema do 5º Congresso Nacional de Educação

12 de Abril de 2018

Maior evento na área de educação do Brasil, a quinta edição do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), será realizada de 17 a 20 de outubro de 2018, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o tema “Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas”. A expectativa do congresso é receber cerca de 9 mil participantes do Brasil e do exterior, de diversas áreas do conhecimento. O evento conta com apoio institucional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Com quatro dias de diversas e intensas atividades com conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, lançamento de livros, sessões científicas, III concurso CONEDU na Escola, o evento traz ainda em sua quinta edição, o concurso Selfie CONEDU, no qual uma foto tirada em modelo selfie, tendo como cenário um ambiente educacional composto por alunos e professores, deve ter uma frase que responda à pergunta: Qual(is) experiência(s) educadora(s) você destaca como contribuição para a melhoria das condições educacionais? A resposta deve se adequar à temática do evento.

O 5 º CONEDU discutirá as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações; promover o debate sobre as experiências educadoras das escolas e universidades e apresentar a atualidade das discussões no campo educacional nas atividades da programação, e trará grupos de trabalhos que abordarão as temáticas de Formação de professores; Didática, Currículo e Políticas Educacionais; História da Educação; Fundamentos da Educação; Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos; Educação e relações étnico-raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil; Educação Especial; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade; Educação de pessoas jovens, adultas e idosas; Educação Matemática; Educação Ambiental; Ensino de Línguas; Ensino de Ciências; Ensino e suas interseções; Educação Emocional, além de Tecnologias e Educação.

A educação brasileira possui uma demanda que aumenta, a cada ano, em número, diversidade e situações de exclusão e vulnerabilidade. Como abarcar e respeitar dentro do modelo escolar formal as diferenças que permeiam este espaço? Espaço este ainda permeado pela chamada profecia auto-realizadora e por índices brasileiros e internacionais da educação (Ideb – Educacenso, Prova Brasil, ENEM, PISA, dentre outros) que comprovam, apesar dos esforços de reverter a exclusão, que há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas.

As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas até 27 de setembro de 2018, e seu público-alvo: professores da educação básica, professores do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação, estudantes de ensino médio e técnico, poderão apresentar trabalhos nas formas de comunicação oral ou pôster, que devem ser submetidos até a data limite de 3 de setembro de 2018. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (83) 3322-3222 ou pelo site www.conedu.com.br.