Estudantes de Educação Física da Universidade Estadual participam de treinamento para primeiros socorros

27 de setembro de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, até sexta-feira (28), o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, voltado aos alunos que integram o projeto de extensão “Musculação na Academia”. A atividade está sendo ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros e ex-aluno do DEF, Paulo Wescley. No total, 30 estudantes estão participando da iniciativa, que começou na última quarta-feira (26).

Durante os três dias de cursos, estão sendo repassadas técnicas indispensáveis para casos de acidentes ocorridos no âmbito da academia, como abordagem inicial, incluindo verificação das vias aéreas e respiração; imobilização de extremidades e contensão de hemorragias. O instrutor explicou que o treinamento consiste em capacitar o pessoal da UEPB para prestar os primeiros atendimentos hospitalares dentro da academia, no caso de acidentes.

Paulo Wescley destacou que, ao término do curso, os participantes estarão capacitados para atender os diversos casos clínicos que, por ventura, venham a acontecer no ambiente da academia, como desmaios, convulsões, hipoglicemia e casos de trauma a exemplo de fraturas, entorses e luxações. O professor destacou que 80% do curso é destinado a parte prática, o que torna os participantes aptos a atuar em caso de primeiros socorros.

Professor do Departamento de Educação Física e coordenador da Academia Escola da UEPB, Josenaldo Lopes Dias reforçou que o treinamento visa qualificar os alunos que utilizam a academia para uma ação de pré-atendimento hospitalar, além de dotar a academia de equipamentos que favoreçam os primeiros socorros. Ele observou que a academia é um espaço suscetível a acidentes e a academia precisa dessa estrutura mínima para garantir uma boa assistência nos casos de ocorrências.

Eltie Soares Feitosa é graduando do Bacharelado em Educação Física e, como aluno que frequenta a academia, considerou oportuno e importante o treinamento, que fornece técnicas precisas de como agir em casos de acidentes. Ao término do curso, os participantes terão direito a certificado fornecido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Tatiana Brandão