Estudantes da UEPB produzem documentário sobre os 20 anos da minissérie “O Auto da Compadecida”

10 de janeiro de 2020

Completados 20 anos de sua primeira exibição na TV Globo, a minissérie “O Auto da Compadecida” ganhou uma nova divulgação, com um documentário produzido por estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo, com orientação do professor Rômulo Azevêdo.

O trabalho versa a respeito de como surgiu todo o processo de escolha da cidade de Cabaceiras para as gravações, a experiência dos figurantes locais com o cinema, transformações no turismo, entre outros aspectos. A ideia de elaboração do documentário surgiu em 2017 e, em parceria com o colega Diógenes Feitosa e Laércio Araújo, o graduando Lucas Constantino concretizou os planos para colocar o projeto a frente e fazer uma versão comemorativa de uma obra que marcou a teledramaturgia brasileira, sendo essa mesma obra oriunda da literatura e do teatro, com autoria de Ariano Suassuna.

Com apoio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e dos colegas do Curso de Jornalismo da UEPB, Sara Cristinne, Igor Batista, Vitória Félix e Rafael Avelino, foi observado o que havia de boas competências em cada integrante da equipe e fechado o processo de pré-produção, com visitas à cidade de Cabaceiras para colher informações sobre o perfil dos personagens. As gravações do documentário ocorreram nos meses de outubro e novembro, sendo utilizados cenários do filme em Cabaceiras e no Lajedo de Pai Mateus. A conclusão das gravações se deu na cidade de João Pessoa. Um aspecto curioso sobre esse cenário também está inserido no documentário.

O documentário foi apresentado no dia 5 de dezembro, no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Além do professor Rômulo Azevêdo, como orientador, fizeram parte da banca examinadora os professores Kleyton Canuto e Leonardo Alves. Com o aval dos professores, o documentário está apto a ser exibido em festivais audiovisuais e deve ganhar, em breve, melhorias no processo de edição.

Texto e fotos: Divulgação