Estudante da Universidade Estadual da Paraíba é selecionado para participar da Jornada Galápagos de Jornalismo

10 de julho de 2019

Após concorrer com mais de 5 mil estudantes de Comunicação de todo o Brasil, o graduando do 7º período do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Francisco Marques de Souza Bisneto, foi um dos 30 alunos selecionados para participar, entre os dias 22 de julho e 1º de agosto, da Jornada Galápagos de Jornalismo, que será realizada em São Paulo. Ele foi o único estudante de instituição paraibana selecionado para a atividade, voltada para capacitação em Comunicação com grandes nomes do jornalismo nacional e empresas de tecnologia, como Google News Lab, Twitter, Facebook, Amazon Kindle e LinkedIn.

Com o título “Galápagos Newsmaking – Jornalismo Evolucionário”, o curso nacional contará com a participação de profissionais a exemplo de André Petry, ex-diretor de Redação da Veja; Caco Barcellos, repórter da TV Globo e apresentador do programa Profissão Repórter; Carlos Maranhão, jornalista e escritor; Elio Gaspari, articulista de O Globo e da Folha de S. Paulo; Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo e da BandNews; e Walcyr Carrasco, jornalista, escritor e dramaturgo.

O treinamento vai durar 80 horas e constará de aulas digitais e palestras, abordando temas como “Transparência na produção”, “Justiça e liberdade de imprensa”, “O compromisso ético”, “O impacto do jornalismo: dos grandes furos aos buracos de rua”, “O Google e a notícia”, “A importância do Twitter para jornalistas”, entre outros temas.

A seleção dos participantes foi realizada em duas etapas. Na primeira, 200 candidatos participaram de entrevistas online. A partir dessas conversas, saíram 30 nomes eleitos para viajarem a São Paulo e participar do evento presencialmente. Os outros 170 participantes também terão acesso ao material do curso via vídeo. Francisco Marques viaja no próximo dia 20, com tudo pago pela empresa organizadora. Ele tem 22 anos, nasceu em Aracati, no Ceará, e veio estudar em Campina Grande após ser aprovado para o Curso de Jornalismo da UEPB. Atualmente, faz estágio na TV Paraíba.

Feliz com a oportunidade conquistada, ele ressalta que “a Universidade me possibilitou tudo isso”. A capacitação será oferecida pela startup de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril, que idealizou a empresa com o objetivo de capacitar um grupo diverso de profissionais e formar uma rede de colaboradores em todo o país. Os pilares da ementa do curso são: credibilidade, conteúdo e audiência.

Os formandos do curso poderão participar da futura rede de colaboradores freelancers da Galápagos Newsmaking. O objetivo é que esse contato fomente a produção de pautas e continue a formação dos alunos. A curadora responsável pela Jornada Galápagos de Jornalismo é a jornalista, escritora e repórter especial do Prêmio Cláudia (2015 a 2018), Giuliana Bergamo. Outras informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no endereço www.galapagosnewsmaking.com.br.

Texto: Severino Lopes
Foto: Arquivo pessoal