Estudante da UEPB é selecionada para programa da Unicef de combate à desinformação relacionada à Covid-19

28 de abril de 2020

Após o surgimento da Covid-19 em todo o mundo, as autoridades e a sociedade têm empreendido uma batalha não apenas para combater a doença e seus desdobramentos sociais e econômicos, mas também para superar um fenômeno que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define como “infodemia”, que é a realidade de desinformação. Teorias conspiratórias, tratamentos milagrosos, especulações sem fundamentos povoam as redes sociais difundindo inverdades.

Com o objetivo de combater esse cenário, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizou um processo seletivo de voluntariado para reunir jovens que devem atuar no combate à este tipo de desinformação. A estudante do Curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, Laleska Rocha, foi selecionada para integrar a missão.

Durante os próximos oito meses, a jovem participará de formações sobre as metodologias que serão utilizadas e atuará no compartilhamento de conteúdo seguro. Para Laleska, que está no último período da graduação e atua em trabalhos voluntários, será uma oportunidade não apenas de representar a Paraíba e seu Estado de origem, o Piauí, mas aumentar essa rede de conhecimento e colher resultados positivos no combate à desinformação.

“Atualmente sou voluntária na Cruz Vermelha Brasileira – Filial Paraíba e tenho um zelo muito grande por isso. Acredito que a mudança que queremos no mundo depende muito do nosso esforço. Costumo receber diariamente muitas mensagens de corrente e textos sem pé nem cabeça sobre a doença que tanto aflige as pessoas ultimamente e, na maioria das vezes, por uma informação falsa encaminhada a outras pessoas, retrocedemos nas medidas de segurança recomendadas pela OMS, sobretudo com relação ao isolamento. Então, acho muito importante ter um projeto que alcance todo o País, com vários representantes em cada Estado, justamente para fazer com que a informação verídica se espalhe em cada unidade federativa”, avalia a estudante.

Para a professora do Curso de Relações Internacionais da UEPB, Andréa Pacífico, a seleção da estudante Laleska Rocha é o resultado do esforço e engajamento da discente que não apenas se dedica a atuar na pesquisa e estudar os conteúdos exigidos em sala de aula, mas que desenvolve práticas sociais e de ajuda comunitária buscando proativamente o conhecimento e o crescimento pessoal e profissional.

“Ela é minha orientanda de PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), integra o NEPDA (Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados), faz atividades de extensão na Cátedra Sérgio Vieira de Melo (vinculada ao NEPDA), como as aulas de Português que ministrou nas Aldeias SOS para venezuelanos e já tem artigos publicados. Ou seja, é uma estudante engajada e nos orgulha poder acompanhar essa trajetória de perto”, declara professor Andréa.

Sobre o programa da UNICEF

O programa de voluntariado da UNICEF está selecionando adolescentes e jovens entre 16 e 24 anos que integrarão uma comunidade de pessoas engajadas com os direitos das crianças e adolescentes em todo o País. “No Brasil, a nossa primeira aposta é enfrentar as fake news com a ajuda de voluntários. A informação baseada em evidência científica tem sido sistematicamente afetada por notícias falsas, principalmente neste momento de emergência de saúde, o que acaba atraindo o engajamento das pessoas pelos motivos errados. Todos perdem com isso, incluindo as crianças e os adolescentes, que acabam tendo seus direitos desprezados”, explica o coordenador do programa de voluntários do UNICEF no Brasil, Rafael Medeiros.

No mundo todo, voluntárias e voluntários estão apoiando suas comunidades com informação e ajuda direta, seguindo normas de segurança. Desde 2018, a Iniciativa Global de Voluntariado tornou-se o canal oficial de engajamento de pessoas com os programas da UNICEF em diversos países. Até o final de 2019, escritórios da UNICEF em mais de 30 países já haviam iniciado seus programas formais de voluntariado.

Texto: Juliana Marques