Estagiários da CODECOM UEPB recebem visita da Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba

13 de setembro de 2017

Estagiários de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberam na manhã desta quarta-feira (13) a visita de integrantes da Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (SINDJOR-PB), através dos quais receberam importantes informações sobre a profissão e sobre a atividade sindical da categoria.

O presidente da entidade, jornalista Antônio Ferreira Nunes, e o secretário-geral da entidade, jornalista Land Seixas de Carvalho, acompanhados do professor e coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, conversaram com os futuros profissionais, destacando a importância da valorização do curso superior na área.

Land destacou a importância do curso da UEPB na formação dos profissionais e, ao mesmo tempo, conclamou os futuros jornalistas a se envolverem no movimento político e sindical, buscando engajamento nas trincheiras de luta pela regulamentação da profissão. Ele lembrou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que prevê a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, já foi aprovada pelo Senado, mas está travada na Câmara dos Deputados.

A PEC 33/2009, conhecida como “PEC dos Jornalistas”, tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de junho de 2009, que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Conforme destacou Land, o empenho dos já profissionais e dos ainda estudantes de jornalismo na defesa desta bandeira de luta é fundamental para a categoria lograr êxito nesta questão.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Hipólito Lucena e Tatiana Brandão