Escola Agrotécnica promove palestra alusiva à campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio

18 de setembro de 2019

Dentro das ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, promoveu uma palestra, na manhã desta quarta-feira (18), voltada para a prevenção ao suicídio. A atividade, realizada no Auditório do Câmpus IV, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Catolé do Rocha, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, técnicos e professores da UEPB e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A palestra “Suicídio: uma realidade atual”, foi ministrada pelo médico psiquiatra Adriano Moura. O especialista abordou a prevenção do suicídio mostrando aspectos que podem ajudar a reduzir as estatísticas. O psiquiatra também chamou a atenção dos participantes para estarem atentos e sensíveis aos comportamentos de familiares e amigos que estejam passando por depressão e propensos a cometer um ato extremo em suas vidas. Segundo ele, muitas vezes, uma simples palavra pode fazer uma pessoa desistir de tirar a própria vida.

Professor Edivan Nunes, diretor da Escola Agrotécnica, disse que o evento superou as expectativas devido a participação efetiva da comunidade universitária. Segundo ele, os índices de suicídio na região sertaneja tem crescido de forma assustadora, o que requer da Universidade e outros órgãos que atuam na promoção da saúde, ações que visem ajudar a diminuir os números e salvar vidas. Ele também agradeceu o apoio da direção do Centro, na pessoa da professora Vaneide Lima Silva, que determinou a suspensão de todas as aulas durante o evento para que toda a comunidade acadêmica pudesse participar da atividade.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação Câmpus IV