Equipe da PROGEP orienta servidores da UEPB a reforçarem cuidados preventivos à Covid-19

23 de fevereiro de 2021

Em meio ao avanço da Covid-19 na Paraíba, e da publicação das medidas mais restritivas impostas pelo Governo do Estado, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), iniciou nesta terça-feira (23) um trabalho de orientação junto aos servidores da Instituição. Uma equipe do setor de Saúde do Trabalhador está percorrendo as salas das pró-reitorias para pedir aos servidores que não relaxem nas medidas de prevenção à Covid-19.

Neste trabalho de conscientização está sendo solicitado que a ventilação natural do ambiente seja priorizada, e que os servidores evitem ligar os ventiladores, além de que mesmo com o ar-condicionado ligado, as janelas sejam deixadas sempre abertas para possibilitar a circulação do ar no ambiente. Também está sendo reforçado o cumprimento dos protocolos de segurança de higiene pessoal, como o uso de máscara, álcool em gel e lavagem das mãos, assim como evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

A técnica de enfermagem do setor de Saúde do Trabalhador, Flávia Meneses Barbosa, explicou que os servidores que estejam com suspeitas de ter contraído o novo coronavírus, bem como aqueles que testaram positivo para a doença, que não compareçam a Instituição, mas, comuniquem sua ausência por meio de declaração através do e-mail covid19sstuepb@gmail.com.br.

Ainda em novembro de 2020, a PROGEP publicou a Instrução Normativa 001/2020, que disciplina a padronização de informações dos servidores e reeducandos da Instituição que estejam com sintomas suspeitos ou tenham confirmação da Covid-19. A medida tem como objetivo realizar o mapeamento, pelo Setor Saúde do Trabalhador e pela Coordenação Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), para fins de vigilância epidemiológica no âmbito da Universidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3445, ou pelo e-mail sstprogep@setor.uepb.edu.br. Para ter acesso à nota técnica do Governo da Paraíba, clique AQUI. Já as informações dos protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde, estão disponíveis AQUI.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Ísis Coelho