Entrega de certificados marca conclusão dos cursos técnicos em Agroindústria e Agropecuária da UEPB

10 de julho de 2019

Após dois anos se dedicando ao aprendizado dos conhecimentos agrários e ambientais, os alunos da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC) do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) formalizaram a conclusão dos seus estudos com a participação na solenidade de entrega de certificados de formatura dos cursos técnicos em Agroindústria e Agropecuária. O ato solene foi realizado na tarde desta terça-feira (9), no Auditório do Departamento de Psicologia, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, e marcou o encerramento das atividades acadêmicas do semestre 2019.1 do Câmpus de Lagoa Seca.

O projeto pedagógico da Escola caracteriza-se pela capacitação de mão de obra qualificada em Nível Médio/Técnico, contribuindo para o desenvolvimento da Agropecuária paraibana, com um sistema de ensino em que a dinâmica do trabalho caminha lado a lado com a tecnologia, a fim de que a aprendizagem seja revertida em ação produtiva voltada ao desenvolvimento da sociedade, aliada ao uso consciente do meio ambiente.

Como se tratam de dois cursos técnicos, foram escolhidos dois alunos como juramentistas de cada área profissional. O estudante Werley Daniel Silva foi o responsável por conferir o juramento do Curso de Agropecuária, enquanto Robério Marques de Lima conferiu as palavras de compromisso profissional em nome dos concluintes do Curso de Agroindústria. Posteriormente, foi o momento de ouvir as palavras dos oradores das respectivas turmas. Luiz Gustavo Mendes de Sousa foi o representante da turma do Curso de Agropecuária e a formanda Camila Tranquilino Vidal representou a turma de Agroindústria.

Consonantes em apontar o encerramento de um ciclo importante na vida dos jovens e adultos concluintes, ambos agradeceram aos professores, funcionários da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, aos pais e familiares, além de destacarem a grande contribuição que receberam por esta formação profissional. “Ao longo de todos esses anos convivemos com muitas pessoas. Professores e colegas vieram e se foram e deles levamos apenas as boas lembranças”, disse Luiz Gustavo. Para Camila, “todos foram protagonistas de uma batalha vivida por dois anos, mas que todos já são vencedores por terem conseguido chegar ao final e receberem o título de técnicos”.

A patrona das turmas dos cursos técnicos em Agroindústria e Agropecuária foi a professora Deyse Souza de Castro que, em seu discurso, agradeceu a escolha de seu nome e desejou a todos a definição de novas metas para trilhares novas batalhas. “Não desprezem o conhecimento adquirido como profissionais técnicos. Como educadora, eu confio em vocês e acredito que não só eu, mas todos que fazem a Escola Assis Chateaubriand estão felizes e orgulhosos em ter vocês como técnicos em Agroindústria e Agropecuária”, destacou a professora.

Já o professor Alde Cléber Lima Silva, diretor da Escola Agrícola, fez um discurso focando no otimismo como forma de manter os formandos inflamados nos objetivos das suas profissões. A pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância da UEPB, professora Rochane Vilarim, destacou o momento de festa que todos estão vivenciando, contudo, lembrou a contribuição fundamental dos pais e familiares dos alunos. Ela frisou que, a partir deste momento, eles passam a representar a Universidade Estadual da Paraíba em suas respectivas atividades profissionais e relembrou o compromisso ético que todos devem seguir ao longo de suas carreiras.

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária foram representados pelo estudante Werley Daniel Silva no momento de recebimento da entrega dos certificados de conclusão de curso. Já os formandos em Agroindústria foram representados por Gabriela Cruz Freire. Também participaram da solenidade o diretor do CCAA, professor José Félix de Brito Neto; o professor Cláudio Silva Soares, chefe do Departamento de Agropecuária e Agroindústria; o professor Edem Ribeiro da Costa, coordenador do Curso de Agropecuária; e a professora Maria do Socorro Bezerra Duarte, coordenadora do Curso de Agroindústria.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos