Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna

25 de setembro de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Formada por professores e alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Araruna, a Pilares Empresa Júnior foi fundada no ano de 2014 e passou, recentemente, por um processo de reestruturação. Com sede no Câmpus VIII, a empresa oferece serviços diversos na área da Engenharia Civil beneficiando populares e comerciantes de Araruna. A Pilares funciona como qualquer outra empresa atuante no mercado e possui uma hierarquia de diretorias formada pelos próprios alunos e supervisionada pelos professores da Instituição, com registro e CNPJ.

A Pilares é um projeto extensionista que atua sob coordenação do professor Alan Cavalcanti, que orienta os alunos na finalização dos projetos elaborados por eles na empresa. O projeto surgiu com a necessidade de criar atividades relacionadas ao curso de Engenharia Civil de modo mais prático fazendo uma ponte com o exercício da profissão e auxiliando na compreensão dos processos de aprendizagem em sala.

São oferecidos serviços de planejamento elétrico, hidrossanitário, orçamentário, estrutural, arquitetônico, de pavimentação, prevenção de incêndio, reforma, laudo técnico, dentre outros. Ação da Pilares é limitada a projeção, não executando a obra em si. Todo processo de elaboração do projeto é realizado por uma equipe de alunos e repassado a outras diretorias para que possa ser aprovado. Além da orientação dos mestres, a equipe também conta com a colaboração de profissionais e empresas parceiras que atuam no mercado.

Para os alunos, a experiência com a Empresa Júnior é uma oportunidade de contato inicial com o mercado de trabalho e une a prática com a teoria estudada durante a graduação. Qualquer aluno do curso interessado pelo projeto pode fazer parte da empresa após passar por um processo seletivo dividido em três etapas (análise de currículo, entrevista e “período dos pilares”, no qual os alunos seguem instruções de como lidar com alguns desafios enfrentados na empresa). Todo processo é realizado e avaliado pelos alunos que compõem a diretoria da Empresa Júnior.

Os serviços são direcionados a qualquer pessoa que esteja precisando de auxílio na construção civil com relação a elaboração de um projeto. O valor arrecadado, que é baseado nos custos de produção, é revertido no investimento e desenvolvimento da empresa. Os alunos ou quaisquer outros membros da diretoria ou colaboradores não recebem nenhuma remuneração pelos trabalhos desenvolvidos. A empresa tem como fundamento o desenvolvimento profissional dos alunos e a oferta de serviços com qualidade.

Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, funcionando com os objetivos de fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho do meio acadêmico, gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos. Para criar uma Empresa Júnior é necessário formar uma equipe, pensar a empresa dentro da sua área de atuação, contatar a sua Instituição de Ensino Superior, criar uma sede e regulamentar a empresa.

Texto: Mirelly Passos (Estagiária Codecom)
Fotos: Empresa Júnior Pilares