EDUEPB participa da Feira de Livros de Frankfurt em parceria com Editora Leve e projeto “Desengaveta Meu Texto”

16 de outubro de 2019

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) participará mais uma vez da Feira Internacional de Livros Am Main, na cidade de Frankfurt, na Alemanha. Desde 2015 a EDUEPB participa da feira, que é considerada o maior encontro mundial do setor editorial, com uma tradição de mais de meio século de existência. A edição de 2019 ocorre entre os dias 16 e 20 de outubro e deve contar com 7 mil expositores, além de, aproximadamente, 280 mil visitantes de diversos países.

Desde a edição 2018 a feira acontece num espaço chamado Festhalle, no Messe Frankfurt, uma espécie de pavilhão onde ficam os expositores de todo o mundo à espera dos visitantes e realização de parcerias e negócios editoriais. Para este ano, a EDUEPB levará seu catálogo 2016/2019 de obras impressas e digitais. São aproximadamente 159 títulos impressos e 112 digitais (E-book/E-pup).

A EDUEPB participará da Feira em parceria e cooperação com a Editora Leve e o projeto pedagógico denominado “Desengaveta Meu Texto”, da professora Patrícia Rosas que, com a Revista Tertúlia, ficou entre as dez revistas finalistas do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Formação de Novos Leitores. Recentemente, o projeto venceu edital da Fundação Carlos Chagas, no valor de R$ 300 mil, para expandir a iniciativa para diversas escolas estaduais na cidade de Campina Grande. No último mês de agosto, o projeto venceu o Concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

A participação da EDUEPB, Editora Leve e do projeto “Desengaveta Meu Texto” se dará no stand da Brazilian Publishers, com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entre os dias 17 e 20 de outubro, com a exposição do projeto pedagógico e os produtos de publicação das respectivas casas editoriais.

O “Desengaveta Meu Texto” é um projeto de leitura e escrita que tem como objetivo central tirar o texto do aluno do anonimato da sala de aula e fazê-lo circular nas mãos de leitores reais, sejam na própria escola, na comunidade ou para além das fronteiras locais e/ou globais. Atualmente, o projeto vem sendo desenvolvido na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, na 3ª Gerência de Ensino, na cidade de Campina Grande.

Texto: Severino Lopes