EDUEPB é tema de webinário realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict e UFRJ

8 de setembro de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido em associação entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Escola de Comunicação (Eco) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza, nesta quarta-feira (9), das 14h às 16h, um webinário transmitido pelo Canal Rede UEPB no Youtube e no perfil da UEPB no Facebook, tendo como tema a importância dos e-books para a produção e apropriação social do conhecimento, destacando a experiência da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

“Achamos importante que os alunos conheçam as potencialidades dos livros eletrônicos para as editoras universitárias, ainda mais de instituições públicas, em suas tarefas de levar conhecimento científico e informação ao público”, disse o vice-coordenador do PPGCI, Paulo César Castro de Sousa.

Além dele, participam do debate a professora do PPGCI, Eloísa da Conceição Príncipe de Oliveira; o ex-diretor da Eduepb e atual pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, Cidoval Morais de Sousa; o também ex-diretor da editora, Antonio Roberto Faustino da Costa; e o atual diretor, Luciano do Nascimento Silva. “Convém ressaltar que a EDUEPB foi convidada, principalmente, em virtude de sua política de acesso aberto às publicações, tornando-se referência entre as editoras universitárias brasileiras e se posicionando com o quarto maior número de downloads na rede SciElo Livros, uma das mais importantes plataformas de ebooks da América Latina”, comentou Luciano Nascimento.

Das quatro principais editoras da rede, a EDUEPB é a única que permite baixar todos os títulos disponíveis no seu catálogo, num total de 45 obras que alcançam 5,2 milhões de downloads (uma média de mais de 100 mil por e-book), atendendo o compromisso da universidade pública de universalização do conhecimento técnico-científico.

O tema do webinário será debatido com os alunos da disciplina Tópicos Especiais II – Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (Ciência e Informação sob o Regime das Redes Sociais) do PPGCI, ministrada pelos professores Paulo César e Eloísa Príncipe, cujo objetivo é debater os caminhos da ciência, produção e divulgação científica, revista, livro e plataformas eletrônicas, bem como os seus impactos sobre o desenvolvimento da sociedade.

“Alinhada a essas concepções, tem-se a compreensão de que os resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos devem também estar acessíveis à comunidade, de modo gratuito e sem restrição”, ressaltava Eloísa Príncipe, em artigo publicado há um ano, no volume 48, número 3, da revista Ciência da Informação. O debate estará aberto à participação de todos os interessados que poderão fazer perguntas mediante o chat do Canal Rede UEPB.