EDUEPB convida professores da Universidade a participarem do volume “Cartas dirigidas a Paulo Freire”

5 de fevereiro de 2021

O primeiro projeto de 2021 da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) é cercado por um sentimento de agradecimento a um dos maiores professores da história da educação brasileira. Como forma de reverência ao legado deixado por Paulo Freire, a EDUEPB lançará no próximo mês de março o volume “Cartas dirigidas a Paulo Freire”. A proposta tem como objetivo incentivar os docentes da Instituição a escreverem correspondências a uma das maiores referências no pensar em fazer educação no mundo.

Os interessados em participar da iniciativa podem enviar sua carta até o dia 15 de fevereiro para o e-mail cidoval@servidor.uepb.edu.br. Os textos são livres (como devem ser as cartas) e não podem ultrapassar cinco laudas, além de respeitarem a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5. Também é necessário colocar, ao final do texto, uma pequena biografia do autor com, no máximo, 5 linhas.

As cartas podem ser escritas individual ou coletivamente. O diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, lembrou que pouco depois de deixar a Secretaria de Educação de São Paulo e, também, pouco antes de sua morte, Paulo Freire escreveu o texto “Carta de Paulo Freire aos Professores”, que pode ser acessado AQUI. Esta homenagem dos professores da UEPB será uma resposta ao educador pernambucano, e um dos maiores pensadores do mundo moderno.

Texto: Givaldo Cavalcanti