EDUEPB celebra Dia da Educação e disponibiliza pacote gratuito com 20 livros que abordam a área

28 de abril de 2022

Na data em que se comemora o Dia da Educação, 28 de abril, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lança e disponibiliza para acesso gratuito em sua página e em diferentes plataformas digitais, um pacote de 20 novos títulos, organizados em, pelo menos, seis grandes temas: alfabetização e multiletramento; violência escolar e desproteção da criança e do adolescente; estudos étnico-raciais na educação básica; diálogos com Paulo Freire; educação em tempos de pandemia; e estudos sobre a relação cultura e educação.

Com exceção do título “Sentados ao redor de um círculo”, do professor Carlos Rodrigues Brandão, os demais são obras coletivas, com a participação de professores e pesquisadores da UEPB, ora liderando o processo de articulação e organização do trabalho, ora contribuindo com a escrita de capítulos temáticos, como também integrando o corpo científico e editorial de diferentes coletâneas.

O dia da Educação foi escolhido ao término do Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Neste Fórum, 164 países firmaram o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo, expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, melhorar em 50% os níveis de alfabetização de adultos, eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária, e assegurar excelência na educação para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

Os livros lançados e disponibilizados pela EDUEPB apresentam contribuições para o enfrentamento da maior dos desafios apontados pelo Fórum Mundial de Educação. Para ter acesso ao catálogo da EDUEPB, clique AQUI. Todos os títulos também podem ser acessados pelo Scielo Livros e pela plataforma Zenodo.