Editora da Universidade Estadual lança primeiro volume da trilogia “Cartas dirigidas a Paulo Freire”

18 de março de 2021

Como forma de homenagear o educador, escritor e filósofo Paulo Freire, no ano de seu centenário, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Editora Universitária (EDUEPB), em parceria com a editora A União, lança no dia 26 de março, às 18 horas, pelo canal da UEPB no YouTube, os primeiros produtos editoriais do ano reverenciando o homem que revolucionou a educação. O carro-chefe dos produtos é o primeiro volume da trilogia “Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar”. São 70 cartas escritas por professores de todos os estados e regiões do país, que trabalham com esperança em seu cotidiano sob a influência do educador. A trilogia será lançada em formato digital.

O livro é coordenado pelo professor Cidoval Morais de Sousa, diretor da EDUEPB, e tem como editores os professores Antônio Roberto Faustino, Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Ivonildes da Silva Fonseca, José Cristóvão Andrade, José Luciano Albino Barbosa, Waldeci Ferreira Chagas, e as professoras Lidiane Rodrigues Silva, Patrícia Cristina de Aragão, docentes de vários câmpus da UEPB. Segundo o professor Cidoval, eles participam desde a articulação do projeto, leitura das cartas e o processo de edição.

O professor Cidoval enfatizou que a proposta da trilogia tem como objetivos comemorar o ano do centenário de Paulo Freire, um dos maiores educadores da história, de inserir a UEPB no contexto daqueles que conhecem Paulo Freire como grande educador que lançou as bases de uma educação libertadora, além de possibilitar a abertura de um canal para expressão das vozes das pessoas que trabalham inspiradas na obra do educador. “A trilogia tem recebido cartas de todos os países onde Paulo Freire passou, desde a América Latina, a África, e sobretudo, do Brasil”, observou o professor Cidoval.

Cidoval Morais ainda observou que graças ao apoio da Administração Central da UEPB foi possível fazer uma grande mobilização para produzir o primeiro volume da obra. Somente para o volume inicial da trilogia, os organizadores receberam mais de 100 cartas de todos os Estados brasileiros. A proposta é ampliar a divulgação visando o segundo volume com cartas de outros países da América Latina. Para isso, os editores da trilogia já receberam escritos de países como a Espanha, Chile, México e Argentina. As cartas ainda podem ser escritas e enviadas até 20 de abril, para o e-mail cidoval@servidor.uepb.edu.br.

Para o terceiro volume, a trilogia pretende publicar cartas escritas por professores da África, onde Paulo Freire passou, e também deixou marcas significativas no continente. Autor da obra “Pedagogia do Oprimido”, entre muitas outras, Paulo Reglus Neves Freire, é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. Ele também é o cidadão brasileiro mais homenageado mundo afora, detentor de mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa e cerca de 20 prêmios, concedidos por diversas universidades e instituições nacionais e internacionais.

Texto: Severino Lopes
Foto: Capa/Divulgação