Editora da Universidade Estadual da Paraíba ultrapassa 3 milhões de downloads de livros digitais na Scielo

5 de dezembro de 2017

Com mais de 300 obras publicadas nas versões impressa e online, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) ultrapassou os três milhões de downloads de livros digitais. A divulgação de mais um balanço de downloads das plataformas onde os livros digitais estão hospedados, apontam o crescimento do número de acessos e confirmam o potencial que a EDUEPB atingiu ao longo dos últimos cinco anos. Os números revelam que a EDUEPB alcançou a impressionante marca dos 3.584.573 downloads na Scielo Books, rede que conecta as plataformas Amazon, Google Play e R Kobo, nas versões de acesso livre.

Em se tratando de números, de 2012 até este ano foram feitos 19.761 downloads através da Amazon; 117.025 pela Google Play; 14.086 pela Kobo e 3.433.701 diretamente pela Scielo. Entre as obras recordistas e campeãs de acesso da EDUEPB na Rede Scielo, destaque para “Tecnologias Digitais na Educação” que atingiu 1.003.234 downloads e é o único livro de uma editora universitária nordestina a superar a marca de 1 milhão de acessos.

Outros destaques são: Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, vencedor do prêmio Jabuti em 2011, com 362.921 downloads; “Uma Nova Ciência para Um Novo Senso Comum”, com 343.743 acessos; “Psicologia da Saúde”, com 214.614 downloads; “Residências Terapêuticas, pesquisa e prática, com 230.695 downloads; e Gêneros e Práticas Culturais, com 183.892 acessos.

Com livros campeões de acesso na internet, a EDUEPB continua ocupando a quarta colocação em todo o Brasil no ranking das 120 editoras universitárias, ficando atrás apenas da Fio Cruz, Fundação Editora Unesp (EDUNESP) e Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela fica a frente de importantes editoras como a da Universidade de Brasília (UNB), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os dados foram comemorados pelo diretor da editora, professor Luciano Nascimento. Para ele, os números que colocam a EDUEPB como a quarta maior editora universitária do Brasil atestam a qualidade dos livros impressos e divulgados pela UEPB. Ele considerou os números extraordinários e reafirmou que os dados mostram a capacidade de alcance das obras. Luciano observa que fez parte desse número total de downloads contabilizados um grupo de 238 obras publicadas pela EDUEPB que foram enviadas para avaliação da Scielo Books durante o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016.

Para ter acesso completo a todas as obras da EDUEPB publicadas na plataforma Scielo Books, basta acessar o link http://books.scielo.org/eduepb/.

Texto: Severino Lopes