Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança e-books com abordagens em Comunicação e Ensino a Distância

18 de março de 2020

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar seus dois primeiros títulos de 2020: “Incursões e Travessias Culturais para Pensar o Campo da Comunicação”, organizado pelas professoras Robéria Nádia Nascimento e Verônica Almeida Lima, e “Industrialização do Ensino e Política de Educação a Distância”, de Antônio Roberto Faustino Costa. As obras já estão disponíveis para download e abordam questões atuais nos campos de pesquisa em Comunicação e Educação, sendo esse último focado no ensino a distância. Para ter acesso aos livros, clique AQUI.

O primeiro livro eletrônico, editado pela EDUEPB, reúne nove artigos que oferecem a oportunidade ao leitor para compreender, pesquisar e analisar as especificidades sociais nas suas intersecções com os estudos culturais. A obra, sob a égide das conexões, instiga novas chaves de leitura, incorporando sociabilidades e apropriações com outros campos de saberes, considerando suas instabilidades e impermanências. “Os trabalhos aqui reunidos buscam traçar uma cartografia que evidencia as interfaces do universo social com os fenômenos comunicacionais, oferecendo um distinto panorama de suas nuances, ao mesmo tempo em que anunciam um conceito de cultura multifacetado que extrapola as definições redutoras e estanques na direção de uma nova racionalidade para os estudos da comunicação”, dizem as organizadoras.

Já a segunda obra foi editada pela EDUEPB em parceria com a Livraria da Física (LF), Editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB). Ela faz parte da Coleção Ensino & Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB, sendo o Volume 4 desta coleção. Desdobramento da tese de Doutorado do professor Roberto Faustino, o e-book atesta que o discurso da industrialização do ensino governa a prática discursiva que norteia a política nacional de educação a distância, atribuindo ao Estado brasileiro o poder de exercer um papel de institucionalizar o processo de industrialização do ensino no País, criando as bases discursivas e não discursivas para a expansão crescente da educação a distância em nível nacional.

“O livro aparece em um momento muito oportuno em se tratando do cenário da Educação brasileira. Todas as discussões que são feitas a respeito da sociedade da informação, as novas tecnologias relacionadas à educação, mostram o quanto é atual esse texto. Nossa proposta é mostrar o quanto as instituições podem fazer nesse momento de presença das tecnologias na Educação, bem como criar soluções de continuidade para as plataformas digitais que dão um suporte ao ensino a distância”, explicou Roberto Faustino.

“Incursões e Travessias Culturais para Pensar o Campo da Comunicação” conta com artigos que abordam, entre alguns temas, os movimentos sociais no contexto da cibercultura, mídia e política na era da conexão, processos culturais nacionais e os fluxos de hibridismo, educação intercultural, entre outros. A professora Robéria Nádia, da coordenação do PPGFP/UEPB, considera que o livro foi lançado num momento oportuno, uma vez que pode contribuir, com os processos de formação de professores ao articular propostas de práticas pedagógicas convergentes às dinâmicas culturais. Já “Industrialização do Ensino e Política de Educação a Distância” aborda o avanço das tecnologias de informação e comunicação através do ensino a distância, voltado à qualificação profissional e à educação continuada dos sujeitos envolvidos nesse contexto.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Ilustração