Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança e-book sobre problemática do trabalho infantil

25 de fevereiro de 2021

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o e-book “O sentido do trabalho infantil doméstico: particularidades e contradições na esfera da reprodução social nas economias periféricas dependentes”. A obra, de autoria da professora Terçalia Suassuna Vaz Lira, aborda em 314 páginas os diversos aspectos do trabalho infantil. O livro eletrônico é fruto da tese de doutorado, defendida pela autora junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Responsável pelo prefácio da obra, a professora Juliane Feix Peruzzo, destaca que Terçália Lira, tem se notabilizado como uma incansável defensora dos direitos para que todas as crianças tenham infância, todos os adolescentes tenham juventude e que meninos e meninas vivam com formação, educação, cultura e arte. A autora socializa uma atual, importante e necessária reflexão sobre a pior forma de exploração do trabalho infantil – o trabalho doméstico.

O ponto de partida da pesquisadora foi a indagação de que, embora o Brasil seja um dos países que obteve grandes êxitos no combate ao trabalho infantil, sobretudo o doméstico, por que o mesmo ainda persiste e até recrudesce? O livro oferece uma potente chave explicativa, desta interrogação, talhada com uma abordagem teórico-metodológica bastante instigante e elucidativa, na perspectiva da Teoria Marxista da Dependência (TMD).

O e-book tem como objetivo geral, analisar o trabalho infantil doméstico na sociedade capitalista contemporânea, tendo como enfoque os elementos econômicos, jurídicos e socioculturais que envolvem a problemática, e o sentido que ganha no atual contexto de crise estrutural do capital e dos processos contemporâneos de exploração da força de trabalho. A obra pode ser baixada clicando neste LINK.

Texto: Severino Lopes