Editora da Universidade Estadual da Paraíba e EPC lançam livro com obra inédita de Lourdes Ramalho

17 de agosto de 2020

No dia 21 de agosto, o livro “Chã dos Esquecidos”, contendo obra inédita da teatróloga Lourdes Ramalho, será oficialmente lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), através da Editora A União, em atividade comemorativa pelo centenário de nascimento da escritora. O lançamento ocorre dentro da programação do 6º Agosto das Letras, às 17h30, com transmissão on-line do painel que leva o nome do livro, no Canal da Funesc no Youtube (http://www.youtube.com.br/funescpbgov).

“Chã dos Esquecidos” – Edição Comemorativa do Centenário (1920-2020) de Lourdes Ramalho tem organização e aparato crítico de Diógenes Maciel, professor da UEPB e escritor do posfácio; e Valéria Andrade, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que escreve o prefácio da obra. O professor Rangel Junior, reitor da UEPB, escreve a apresentação do livro, que traz um manuscrito inédito da teatróloga e cronologia de sua vida e arte.

“Tive a oportunidade de assistir a encenação da peça Fogo-Fátuo. Na prática, esta foi minha primeira experiência de contato efetivo com uma encenação teatral e com o teatro de Lourdes Ramalho, com o qual eu viveria boas experiências futuras, morando em Campina Grande, acompanhando a sequência de suas belas obras encenadas e guardando na memória sua maravilhosa e profícua criação teatral”, descreve Rangel Junior na apresentação.

Os bastidores para a produção deste livro se deram em parceria entre a UEPB, pela figura do reitor Rangel Junior; a diretora presidente da EPC, Naná Garcez; além de herdeiros e responsáveis pelo espólio de Lourdes Ramalho, tendo em vista seu aniversário de nascimento e a importância de sua obra. Esta parceria ainda gerará outros frutos, a exemplo de uma biografia da teatróloga que deve ser lançada até o fim deste ano pela EDUEPB, de acordo com o diretor da editora, professor Luciano Nascimento.

Luciano lembra que o livro virtual estará disponível de forma livre e gratuita no site http://eduepb.uepb.edu.br/e-books. O título, assim como todos que são lançados pela EDUEPB, será enviado a outras plataformas nacional e internacionalmente conhecidas, como Scielo, Amazon, Google Play e Kobo Books, ampliando ainda mais a divulgação da obra.

Outros substantivos acompanham Lourdes Ramalho, como professora, poeta e pesquisadora, assim como adjetivos elogiosos à sua obra. Nascida no Rio Grande do Norte, em 1920, ela fixou residência em Campina Grande (PB) nos anos 1950. Nos anos 1970, suas peças ganharam projeção nacional. Nos anos 1990, passou a escrever mais em cordel. Faleceu em setembro de 2019, em Campina Grande.

Texto: Juliana Rosas