Editora da UEPB publica e-book que aborda questões envolvendo trabalho, saúde e subjetividade

12 de fevereiro de 2021

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de fazer a primeira publicação de 2021. A obra escolhida para abrir a série de lançamentos do ano foi o e-book “Trabalho, Saúde e Subjetividade: teorias, métodos e intervenções”, organizado pelo professor Edil Ferreira da Silva e pela professora Manuella Castelo Branco Pessoa. A obra de 331 páginas e distribuída em 12 capítulos, foi finalizada em um período bastante problemático da realidade mundial em termos de saúde, em face da pandemia do novo Coronavírus.

O livro digital é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da UEPB, encetada pelos docentes da linha de pesquisa “Trabalho, Saúde e Subjetividade”, que em 2016 lançou o livro “O que o trabalho provoca? Estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde dos trabalhadores, no âmbito do grupo de pesquisa”. Para tornar este trabalho recente mais abrangente e rico em termos de experiências de pesquisas, métodos e intervenções, os organizadores reuniram docentes e discentes de diversas instituições universitárias do Brasil, como da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Esses pesquisadores estão inseridos em 20 Programas de Pós-graduação e aceitaram partilhar seus saberes/fazeres na temática da obra. Cada um deles contou com suas bases epistemológicas, teóricas e metodológicas características, o que mostra a diversidade das abordagens utilizadas em cada capítulo. Os organizadores da obra destacaram que o cenário atual é de muitas incertezas em diversos campos da nossa sociedade, principalmente em relação à Saúde e ao Trabalho, tanto separadamente como em sua relação. Para ter acesso gratuitamente ao e-book, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes