Divulgados editais para seleção de subprojetos dos programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

28 de janeiro de 2020

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou os editais para seleção de subprojetos voltados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica. Os propositores devem inscrever os subprojetos até o dia 11 de fevereiro, diretamente na PROGRAD, localizada no Térreo do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

As inscrições são feitas mediante entrega de formulário de inscrição preenchido, de uma proposta de ação, conforme anexo dos editais Capes/RP/001/2020 e Capes/PIBID/002/2020, bem como da ata de Assembleia Departamental constando a aprovação da proposta nesta instância, do parecer conforme anexos dos editais referidos, cópias do CPF e do currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica.

Os coordenadores dos cursos de licenciatura da UEPB que submeterão propostas devem comparecer a uma reunião que será realizada na Pró-Reitoria de Graduação, no dia 28 de janeiro, às 10h. Conforme os gestores da PROGRAD, é necessário o compromisso institucional para a expansão territorial dos subprojetos, sinalizando para a necessidade de atuação em cidades fora das sedes dos câmpus da UEPB.

Em relação aos últimos editais do PIBID e da Residência Pedagógica, lançados em 2018, observa-se que houve uma significativa redução no número total de bolsas. Em 2018 foram ofertadas 90 mil bolsas. Este ano a oferta é de 60.192 bolsas. Além disso, a nova proposta da Capes define como áreas prioritárias para a Iniciação à Docência e para a Residência Pedagógica as licenciaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia e Alfabetização.

As áreas das licenciaturas em Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Informática, Sociologia, Filosofia e as licenciaturas Intercultural Indígena em Educação do Campo e Pedagogia são definidas pela Capes como áreas gerais.

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Para concorrer no referido edital, os licenciandos da UEPB precisam estar regularmente matriculados na primeira metade do curso.

A Residência Pedagógica é outra das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Desta forma, nesse edital podem concorrer licenciandos que estejam na segunda metade do curso.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3350. Os editais dos programas podem ser conferidos nos links abaixo:

Texto: Tatiana Brandão