Diplomata Celso Amorim lança livro publicado pela Editora A União em parceria com a EDUEPB

5 de agosto de 2020

Primeira personalidade a receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o embaixador e ex-ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, lança, nesta quinta-feira (6), o livro “Celso Amorim: Entre virtudes e vocações”, publicado pela Editora A União, em parceria com a Editoria da UEPB (EDUEPB).

O lançamento será por meio de uma live, às 18h, com o diplomata, transmitida na página do facebook do livro (https://www.facebook.com/Livroamorim) e também pelas redes sociais oficiais da Rádio Tabajara no Instagram (@radiotabajara) e no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCfE3N8284UA8bVe4Jc789qg). Na ocasião, Celso ministrará a palestra “Política externa brasileira e Democracia: Balanço e perspectivas”. O evento está sendo organizado pelo professor do Câmpus V da UEPB, Carlos Enrique Ruiz Ferreira, e pela diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez.

“Celso Amorim: entre virtudes e vocações” é uma coletânea de textos do embaixador, produzidos entre 1991 e 2011. Os textos foram selecionados pelos professores Carlos Enrique Ruiz Ferreira e Daniel Afonso da Silva (organizadores), tendo em conta a dimensão histórica e analítica sobre as questões fundamentais da política internacional e da política externa brasileira.

Professor Carlos destacou a relevância da obra e lembrou que o livro foi impresso pela Editora A União, em parceria com a Editora Universitária da UEPB (EDUEPB), que realizou a revisão, editoração e diagramação, além da criação de arte da capa do livro. “É um livro que apresenta uma coletânea de textos de Celso Amorim durante 20 anos da vida do ex-ministro. Fizemos uma criteriosa seleção dos textos dele, tendo em conta o rigor e a contribuição analítica que ele deu para a política internacional e para a política externa brasileira”, comentou professor Carlos Enrique.

O livro abarca 20 anos de escritos e produção intelectual desse importante homem da República brasileira. Neste tempo, Celso Amorim ocupou o posto de embaixador em Genebra e Londres, foi representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e ministro de Relações Exteriores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A obra também contempla alguns de seus escritos e contribuições para a Carta Capital, na coluna Radical Livre. Com prefácio do ex-presidente Lula, o livro pretende contribuir para o debate e a formação acadêmica de estudantes, diplomatas, funcionários internacionais, professores e interessados em geral na área de Ciências Sociais e Humanas, em especial dos campos de Relações Internacionais, Ciência Política, História, Economia, Direito e Geopolítica.

Celso Amorim foi ministro de Relações Exteriores entre 1993 e 1995 e entre 2003 e 2010. Foi também ministro da Defesa entre 2011 e 2015. No livro, Celso aborda a trajetória da política brasileira em relação aos países árabes, culminando no reconhecimento do Estado Palestino. O ex-ministro, ora no papel de político-diplomata, ora no de negociador comercial, conduziu o Brasil ao protagonismo na busca por uma solução pacífica e negociada para a questão iraniana, bem como nas negociações da Rodada Doha.

Celso Amorim se tornou a primeira personalidade a receber o título de Doutor Honoris Causa da UEPB, a mais alta honraria outorgada pela Instituição. O título de Doutor Honoris Causa foi uma propositura oriunda do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus de João Pessoa, através do Departamento de Relações Internacionais.

Texto: Severino Lopes