Desafio Celso Furtado abre espaço para diálogos sobre trilogia lançada pela UEPB sobre o economista paraibano

Desafio Celso Furtado abre espaço para diálogos sobre trilogia lançada pela UEPB sobre o economista paraibano
27 de agosto de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participará da primeira etapa do Fórum Desafio Celso Furtado, promovido pela Secretaria do Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEEPB). Na próxima segunda-feira (31), a partir das 18h, no canal da Secretaria de Educação da Paraíba no YouTube, será realizada uma live que contará com a participação dos professores Luciano Albino, pró-reitor de Planejamento; e do professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB. Ambos foram os organizadores da trilogia “Celso Furtado: A esperança militante”, editada pela Editora da UEPB, em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), e que também contou com a participação do professor Ivo Theis.

Na oportunidade, os professores falarão a respeito da contribuição do pensamento de Celso Furtado para entender o papel das instituições brasileiras, bem como o dever e ação do Estado no funcionamento da gestão pública, além da força do Estado na promoção do desenvolvimento regional do Nordeste. Embasado nos pilares da busca pela industrialização e pelo fortalecimento da democracia, Luciano Albino destacou a importância de difundir cada vez mais o pensamento furtadiano. “Esta será mais uma oportunidade de levarmos o pensamento de Celso Furtado para estudantes e professores da Educação Básica, para que eles se aproximem e conheçam o pensamento de uma das principais mentes brasileiras”, disse Luciano Albino.

O “Desafio Celso Furtado: Os ares do mundo – Escola, Criatividade e Desenvolvimento Regional” visa estimular projetos de desenvolvimento regional sustentável para problemáticas locais com os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Ensino. Os estudantes e professores que serão premiados a partir dessa iniciativa receberão uma bolsa de iniciação científica por 12 meses. Além desta primeira etapa, acontecerão mais duas no final dos meses de setembro e outubro.

Ao todo, o desafio teve 15 projetos selecionados na Paraíba, que irão para a fase final, chamada de Etapa Estadual. Nela, cada time terá que fazer um pitch (apresentação verbal concisa), em defesa do seu projeto. Ao final, serão conhecidas as três equipes vencedoras que fazem parte das seguintes trilhas de conhecimento: 1) Bem-estar socioambiental; 2) Desenvolvimento regional sustentável; e 3) Instituições eficazes. Os especialistas selecionados receberão quatro parcelas da bolsa no valor de R$ 800 cada uma. Eles deverão dedicar três horas semanais junto às equipes, no intuito de aperfeiçoar o projeto de desenvolvimento dos times.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, que participa deste evento como convidado, essa iniciativa proporciona que a rede escolar se empodere das ideias de Celso Furtado e faça uma comunicação dessas ideias com o objeto do desenvolvimento sustentável. “O Fórum visa capacitar alunos e professores para que eles possam formular ideias a partir do pensamento de Celso Furtado em torno do desenvolvimento regional. Essa discussão é muito importante para disseminarmos esses conhecimentos com toda a rede”, destacou o secretário. O Fórum Desafio Celso Furtado ainda contará com a mediação de Luiza Iolanda Cortez.

Texto: Givaldo Cavalcanti