Departamento e Clínica de Psicologia promovem mesa redonda virtual sobre prevenção ao suicídio

23 de setembro de 2020

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas por ano tiram a própria vida. Face a esta triste estatística, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio. Com isso em mente, o Departamento e Clínica de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promovem, no próximo dia 30 de setembro, às 19h, a mesa redonda virtual “Prevenção ao Suicídio: olhares e cuidados”.

Estão convidados estudantes, docentes e servidores da UEPB, bem como qualquer pessoa interessada neste relevante tema social. As inscrições podem ser feitas no endereço https://cpcon.uepb.edu.br/forms. Os inscritos terão direito a certificado de participação e a transmissão será pela plataforma Google Meet. Links e instruções serão enviados após a inscrição. A mesa terá moderação da professora Carla Brandão, do Departamento de Psicologia e coordenadora da Clínica Escola de Psicologia da Instituição.

Os palestrantes convidados são Aluízio Lopes de Brito e Virginia Teles. Aluízio é psicólogo e professor do Centro Universitário Uniesp, mestre em filosofia e supervisor na área clínica de prevenção ao suicídio. Virginia é mestre e doutora em Psicologia, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pesquisadora da vida estudantil. Ela orienta estágio em Psicologia em diferentes modalidades clínicas, como psicoterapia individual, plantão psicológico e grupos de apoio.

Segundo a organização do evento, abordar o suicídio requer um olhar especializado e multiprofissional para a pessoa que atenta contra a própria vida, mas também para as famílias, pares, sociedade e ações de políticas públicas. Segundo a Organização Mundial OMS, em 2016, o suicídio foi a segunda causa principal de morte de jovens entre 16 e 29 anos. De acordo com profissionais especializados, tratar de suicídio tem a ver principalmente com a prevenção por meio de estratégias de cuidado, profissionais com capacidade para identificar sinais de ameaça e atenção especializada nos serviços públicos de saúde.

“Apesar de setembro ser considerado o mês de prevenção ao suicídio, é importante que campanhas e ações de atenção e cuidado com a saúde mental sejam contínuas, a fim de prevenir sofrimentos, agravamento de condições de saúde e, principalmente, gerar bem estar e promover saúde”, afirmou a professora Carla Brandão.

Ela acrescentou que, compreendendo a importância do debate sobre o assunto, o Departamento de Psicologia da UEPB tem buscado canais para discutir e informar a comunidade sobre a atenção ao assunto. No último dia 14, a Clínica de Psicologia realizou, em parceria com projetos extensionistas, uma transmissão ao vivo que teve como tema “Prevenção ao suicídio na perspectiva da psicologia”, com a participação da psicóloga Arethusa Farias, e moderação da psicóloga Thaís Guedes, da Clínica Escola de Psicologia da UEPB. O vídeo do evento e informações compiladas sobre o tema estão disponível no endereço https://www.instagram.com/acolhimentopsi.uepb.

Texto: Juliana Rosas