Departamento e Clínica de Psicologia promovem atividades para amenizar efeitos emocionais da pandemia

20 de agosto de 2020

A pandemia do novo coronavírus se transformou em preocupações sem precedentes na história da humanidade quanto à saúde física, mas também no que diz respeito ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado pela população, por estudantes e profissionais da área. Ciente da importância dos atendimentos psicológicos nesses tempos de pandemia, o Departamento e a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passaram a realizar uma série de atividades remotas que visam minimizar os traumas, medos, inseguranças e outros fatores causados pelo isolamento social.

Uma dessas ações consiste em atendimentos psicológicos (Escuta Psicológica e Psicoterapia) destinados aos estudantes do Curso de Psicologia. Devido a suspensão das atividades presenciais, os atendimentos ocorrem por via remota. O agendamento é feito por meio de mensagem enviada ao e-mail plantaopsi.provisorio@gmail.com. Essa atividade está sendo realizada pela psicóloga Thaís Guedes, através da Clínica Escola de Psicologia.

Desde o início da pandemia, a Clínica Escola passou a desenvolver uma série de atividades na internet para dialogar sobre assuntos relacionados à saúde mental, através dos projetos de extensão “Escuta e Aconselhamento Psicológico centrado na Pessoa” e “Escuta Psicológica e orientação em Saúde mental”, coordenados pela professora Carla Brandão, além do “Promoção da saúde em sala de espera no serviço de Clínica Escola”, coordenado pela psicóloga Thaís Guedes.

Ao todo, as duas professoras e psicólogas, uma servidora da Clínica Escola e 12 extensionistas entre o 6° e 9° período do Curso de Psicologia estão envolvidos nos projetos. Os professores e estudantes já realizaram várias lives voltadas para a promoção da saúde mental. Elas tiveram início em maio e têm como objetivo dialogar com profissionais sobre temas relevantes no campo da Psicologia, da saúde mental e dos Direitos Humanos, os quais são de interesse para os estudantes, profissionais e para a comunidade em geral.

As lives ocorrem quinzenalmente através do perfil @acolhimentopsi.uepb no Instagram. Neste mês de agosto, a programação está sendo especial, em comemoração ao Dia Estudante, transcorrido no último dia 11, e pelo Dia do Psicólogo, a ser celebrado no dia 27. No dia 17 ocorreu a live em comemoração ao mês do estudante. A atividade teve como convidada a discente Júlia Tomáz Chaves, que tratou do tema “Formação em Psicologia, ensino remoto e saúde mental”. Júlia é estudante de Psicologia, integra o Centro Acadêmico e preside a Transformare Empresa Jr. A live teve, ainda, a participação da estudante Patrícia Vital.

A próxima live está marcada para o dia 28 de agosto, às 19h, e terá como tema “Formação em Psicologia em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”. A convidada para debater o tema é a professora e psicóloga Suenny Fonsêca de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também representante da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP). A moderadora será a professora Carla Brandão.

A programação de agosto será encerrada no dia 31, às 18h30, com a live abordando o tema “Atuação da Psicologia no contexto da pandemia”. A convidada é a psicóloga Valéria Morais da Silveira Sousa, mestre em Psicologia da Saúde e Especialista em Gestão de Pessoas. A moderadora será a psicóloga Thaís Guedes.

Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia da UEPB, a professora Carla Brandão destacou a importância dessas lives, bem como dos atendimentos remotos em tempo de pandemia. “Através das lives, conseguimos alcançar a comunidade de forma mais ampla, cumprindo com nossa função de orientar sobre questões relativas à saúde mental e aos Direitos Humanos. Como estão suspensos os atendimentos psicológicos realizados pelos estagiários da Clínica, buscamos manter o atendimento aos estudantes do Curso, com a psicóloga Thaís Guedes, já que a PROEST tem viabilizado apoio psicológico aos demais discentes da UEPB e a PROGEP aos servidores. A manutenção dos atendimentos psicológicos on-line está sendo fundamental neste período”, ressalta.

Carla Brandão reforça que, em tempos de pandemia, o estudo da Psicologia se mostra cada vez mais importante para minimizar o sofrimento psíquico derivado do isolamento social, do medo da contaminação, do luto e das condições sociais impostas pelas circunstâncias. O Curso de Psicologia tem como objetivo capacitar o aluno para análise crítica e contextualizada dos espaços sociais e das relações humanas, bem como para a intervenção individual e coletiva visando a prevenção ou agravamento de doenças, a promoção da saúde e o bem-estar de pessoas, grupos e instituições.

Texto: Severino Lopes