Departamento de Biologia e Grecomvida promovem 3º Congresso de Estudos da Complexidade

18 de setembro de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediará, entre os dias 24 e 26 de outubro, no Câmpus I, em Campina Grande, o 3º Congresso de Estudos da Complexidade, que abordará a temática “Das Ciências aos Diálogos Complexos”. O evento, criado pelo Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA) tem como objetivo favorecer os diálogos sobre os saberes das ciências, interligando conhecimentos produzidos pela academia, na vertente das ciências da complexidade.

As inscrições podem ser realizadas por estudantes de diversas áreas das ciências, através do preenchimento do formulário online. Os interessados em apresentar resumos expendidos poderão inscrever até dois trabalhos sob a mesma autoria, até o dia 15 de outubro. As apresentações orais serão distribuídas em seis Grupos de Trabalho (GTs), divididos entre os seguintes temas: “Pensamento Complexo e Educação em Ciências”, “Formação de Professores e Transdisciplinaridade”, “Diálogos entre Ciências e outras Culturas”, “Educação do Campo e Direitos Humanos”, “Música e Gênero” e “Etnociência: Saberes da Tradição”. Na programação também constam oficinas e rodas de conversa com professores de oito instituições parceiras.

O GRECOMVIDA foi criado em 2008, reunindo professores e alunos da UEPB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). De acordo com os organizadores, além celebrar os dez anos de fundação do Grupo, o Congresso ainda pretende promover diálogos entre as diversas áreas das ciências (da natureza, humanas, sociais, tecnológicas e médicas), no sentido de transcender os fundamentos da separação em áreas disciplinares.

Ao longo de sua existência, o GRECOMVIDA tem protagonizado o desenvolvimento de diversos estudos em nível de Graduação e de Pós-Graduação, com a produção de monografias, dissertações e artigos, apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3364 ou através do site do evento https://grecomvida.wixsite.com/iiicec.

Texto: Giuliana Rodrigues