UEPB e UFCG realizam Fórum de Oportunidades Acadêmicas e Atividades Extracurriculares

17 de julho de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através das Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UEPB e da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFCG, realiza, de 28 a 31 de julho, o “Fórum de Oportunidades Acadêmicas e Atividades Extracurriculares”.

O evento conta com o apoio do Departamento de Química e da Coordenação da Licenciatura em Química da UEPB, bem como do Programa de Gestão Ambiental nas Empresas (PGAMEM), e será realizado em formato on-line. Os encontros utilizarão os recursos tecnológicos de informação e comunicação, como WhatsApp, Google Hangout Meets, Google Forms e Microsoft Teams.

Em sua primeira edição, o Fórum visa contextualizar, sensibilizar e motivar os participantes sobre a realidade e oportunidade da vida acadêmica universitária nas Instituições de Ensino Superior (IES), apresentando diversos programas de inserção dos discentes para buscar a melhor capacitação profissional, possibilitando uma visão global dos desafios e das perspectivas durante a convivência universitária.

A comissão organizadora conseguiu trazer para o evento, como palestrantes, os principais gestores e alguns alunos beneficiários dos programas de oportunidades disponíveis nas IES. A proposta é aproveitar o evento para promover um debate que possa efetivamente despertar nos discentes as diversas possibilidades de engajamento e aprendizagem acadêmica. O evento contará com a participação de 12 alunos de graduação e pós-graduação, sendo sete da UEPB e cinco da UFCG,

Ao todo, serão realizados nove encontros, começando pela Aula Magna a ser ministrada pelos reitores Rangel Junior (UEPB) e Vicemário Simões (UFCG), bem como pelo professor de Química da UEPB, Antônio Nóbrega de Sousa. Esta atividade de abertura do evento acontece no dia 28 de julho, a partir das 15h. Os demais encontros abordarão as principais oportunidades para os discentes das IES públicas, a exemplo de Assistência Estudantil, Monitoria, Estágio Supervisionado, Extensão, Iniciação Científica à Pesquisa, PIBID e Residência Pedagógica, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, além de Mobilidade e Intercâmbio.

As inscrições são livres para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que desejarem participar dos encontros e estão abertas até o dia 27 de julho, no endereço https://www.even3.com.br/forumacad2020. O Fórum terá uma carga de 20 horas/aula que poderão ser aproveitadas pelos estudantes como Componente Livre ou Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais (AACC), nos seus respectivos cursos de graduação. Para os organizadores da iniciativa, o evento será uma grande oportunidade de interação e aprendizagem sobre o que os principais gestores das instituições estão trazendo para os discentes no retorno das atividades, de forma remota, devido à pandemia.

Texto: Severino Lopes