Curso de Relações Internacionais realiza semana de atividades para marcar início do semestre 2020.2

19 de fevereiro de 2021

As coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Acadêmico de Relações Internacionais e o Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG) promovem, de 22 a 26 de fevereiro, de forma remota, a “Semana de Relações Internacionais da UEPB – 2021”. Todas as atividades serão realizadas às 19h e, com exceção da mesa de abertura, serão transmitidas pelo canal do CEAPPG no Youtube

A abertura do evento discutirá a temática “Mal estar e esperança na contemporaneidade”, e ocorrerá na segunda-feira (22), às 19h, pelo canal do Youtube Rede UEPB. Participam da mesa o ex-ministro de relações exteriores e da defesa e embaixador aposentado Celso Amorim; a docente do Departamento de Filosofia da USP e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Olgária Matos e o professor e coordenador do Instituto Ilê Ará e babalorixá Sidnei Nogueira. A mesa será mediada pelo professor e coordenador adjunto do curso de Relações Internacionais Carlos Enrique Ruiz.

O evento segue com a mesa “Os desafios da América Latina”, que ocorrerá na terça-feira (23), com a participação do economista, ativista e escritor João Pedro Stedile, da doutora em Ciências Sociais Ana Wortman e do professor e sindicalista Rafael Freire. A mesa será mediada pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, Filipe Reis.

Na quarta-feira (24), será realizada a mesa “Quilombo – Terreiro – Música: resistência negra durante a pandemia”, com a participação da professora e quilombola Ana Rodrigues, do babalorixá e antropólogo Rodney William e do cantor, compositor e produtor Totonho Cabra. A mesa será mediada pela professora do curso de Relações Internacionais Ana Paula Maielo.

O evento de quinta-feira (25), discutirá “A pandemia e as Relações Internacionais” e contará com a participação da doutora em História e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mônica Lessa e do doutor em Sociologia e professor da Universidade de Brasília Antônio Jorge Ramalho. A mesa será mediada pela discente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Lis Diniz.

A programação será encerrada com a mesa “Violências cotidianas: uma conversa sobre assédio no trabalho e mortes violentas de mulheres”, que contará com a participação da doutora em ciências criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Mariana Nóbrega e do mestre em gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Charles Salviano. A mesa será mediada pela docente do Centro de Ciências Jurídicas, do Câmpus I, Milena Barbosa de Melo.

O evento é gratuito e será emitido certificado (20 horas) para os inscritos previamente por meio de formulário eletrônico.

Texto: Juliana Marques