CTIC cria sistema para gerenciamento de projetos de arquitetura e engenharia da PROINFRA

16 de Maio de 2018

Um bom arquivo em uma empresa ou organização pública garante a manutenção de sua memória, funciona como uma importante fonte de pesquisa e possibilita a preservação de seus documentos e informações, além de facilitar sobremaneira a disponibilização aos usuários. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, parte dos documentos da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) vem passando por um processo de modernização que está simplificando o dia a dia do setor.

Responsável pela “Mapoteca” – o novo sistema criado para suprir a necessidade da Proinfra de organizar todos os seus projetos de arquitetura e engenharia, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UEPB desenvolveu uma maneira de armazenar digitalmente todos os mapas e plantas de construções e reformas. Anteriormente, esse material era impresso e reunido de maneira aleatória, o que dificultava o trabalho dos profissionais do setor.

A “Mapoteca” permite o gerenciamento pelos próprios usuários, ou seja, pelos arquitetos e engenheiros do setor, que além de cadastrarem os novos, também poderão armazenar os projetos antigos, organizando um histórico de suas atividades. Há ainda a possibilidade de geolocalização das obras, marcando no mapa os locais exatos onde elas estão sendo realizadas. O material fica em segurança, armazenado na “nuvem” e pode ser acessado por servidores credenciados a partir de qualquer computador dos câmpus da UEPB.

Antes dispersos em terminais distintos e sem compartilhamento, agora os arquivos ficam centralizados e permitem o acesso a todas as pessoas envolvidas, que poderão baixar os projetos, visualizar a partir de suas estações de trabalho, criar novos mapas e plantas, trabalhar com repositórios e armazenamento, gerenciando todas as obras que precisam e conferindo mais fluidez no trabalho.

Texto: Giuliana Rodrigues