Creduni oferta curso básico sobre Imposto de Renda Pessoa Física para professores e técnicos da UEPB

12 de março de 2018

A Cooperativa de Crédito dos Servidores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado da Paraíba (Creduni) vai oferecer na próxima quinta-feira (15) um curso básico sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2018 para os professores e servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O curso será realizado no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Campina Grande, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com o objetivo de auxiliar os cooperados e dependentes da Creduni no processo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2018. Além da UEPB, o mesmo curso será realizado no dia 14, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e no dia 19, no Auditório Castelo Branco em João Pessoa. As inscrições podem ser feitas online, na agência UEPB da Creduni.

O curso será ministrado pelo professor e conselheiro da Creduni João Marcelo Alves Macedo, mestre e doutor em Ciências Contábeis. O conteúdo programático prevê a exploração de temas como “Noções gerais de tributação e incidência de fato gerador para IRPF”, “Cálculos básicos de IRPF”, “Preenchimento de declaração de IRPF”, “Exemplificação com modalidade de Declaração Completa e Simplificada”, “Importação de dados da declaração de Ajuste Anual 2017”, “Despesas dedutíveis e não dedutíveis do IRPF” e “Informe de dados corretos de Recebimento de Sobras, Rendimentos de Aplicações Financeiras e outros”.

A iniciativa busca auxiliar a educação financeira do cooperado e mostrar a importância de conhecer sobre o Imposto de Renda para não incorrer em multas, juros e uma série de despesas não previstas. É sugerido que os participantes que possuam computador possam levá-lo para iniciar o preenchimento em sala de aula. O curso será aplicado em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Cultura (ProCult) da UEPB.

Texto: Severino Lopes