CoRI UEPB informa sobre inscrições para Terceira Cúpula Ambiental de Estudantes da América Latina

11 de junho de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), indicará até quatro estudantes dos seus cursos de graduação e pós-graduação, que desenvolvam projetos relacionados a questões ambientais, para que participem da seleção para a Terceira Cúpula Ambiental de Estudantes da América Latina, promovida pela World Student Environmental Network (WSEN), em parceria com a Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA).

O Comitê Organizador selecionará até dois dentre os candidatos indicados, os quais atuarão como delegados da UEPB em um evento que reunirá representantes de universidades da América Latina para discutir sustentabilidade ambiental. O encontro ocorrerá em dois momentos: de modo virtual, nos dias 8, 15 e 22 de outubro de 2020; e presencialmente, de 18 a 22 de outubro de 2021, em Buenos Aires, na Argentina. A título de benefícios, os selecionados terão os custos com alimentação e hospedagem cobertos pelos organizadores.

Outras despesas para a fase presencial, em outubro de 2021, como passagem aérea e seguro-saúde, não serão cobertas pela organização do evento. No momento desta chamada, em função da crise mundial de saúde, as normas regimentais impedem o afastamento de qualquer membro da comunidade da UEPB. Superada esta circunstância, a Universidade, através da CoRI, compromete-se em buscar alternativas para auxiliar o custeio dessa participação.

Para participar, os interessados devem enviar para o e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br, até o dia 27 de junho de 2020, os seguintes documentos: Carta de Postulação (clique AQUI para obter o modelo); Currículo Lattes atualizado; Proposta, que consiste em um breve resumo de projeto de pesquisa e/ou extensão em desenvolvimento relacionado a temas ambientais (todos no idioma Espanhol).

A WSEN, criada em 2008 pela Universidade Doshisha, em Kyoto, no Japão, é uma rede dedicada a conectar estudantes de nível superior de diferentes países ao redor do mundo, com o objetivo de promover efetivamente mudanças dentro das próprias universidades, considerando a transição para uma sociedade ambientalmente sustentável.

A FAUBA será a terceira universidade latino-americana a sediar um evento WSEN. Nesse contexto, buscará avaliar e trabalhar aspectos ambientais da atualidade, contando com a participação de pelo menos 60 delegados de mais de 30 universidades convidadas para o evento.

Durante quatro dias, os representantes participarão de exposições de especialistas de renome nacional e internacional, além de workshops e discussões acerca de mudanças globais, gestão de resíduos, energia renovável, poluição, desmatamento e outros tópicos relacionados ao meio ambiente e recursos naturais.