CoRI realiza atividade com integrantes de consulado americano sobre retirada de visto de estudo e intercâmbio

13 de setembro de 2019

A imigração dos Estados Unidos é conhecida por ser muito exigente com os visitantes. Entrar no país como turista, estudante ou pesquisador requer transpor uma série de entraves burocráticos. Como forma de facilitar a vida dos estudantes, técnicos e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Instituição promoveu um encontro com o vice-cônsul americano, Caio Ribeiro, e com a integrante do consulado, Daniella Silva. Integrantes da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, eles vieram à UEPB para apresentar dicas essenciais voltadas para a obtenção de vistos de estudo e intercâmbio, os chamados vistos acadêmicos.

A apresentação aconteceu na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), no 2º andar do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, e reuniu professores da CoRi e pesquisadores que pretendem estudar nos Estados Unidos. Caio Ribeiro e Daniella Silva mostraram o passo a passo para a retirada dos vistos F1, J1, M1. Antes da apresentação, eles mostraram que as universidades que mais recebem estudantes internacionais nos EUA estão localizadas no Texas, Califórnia e Nova York.

Para solicitar o visto acadêmico, o pesquisador precisa atender às exigências da Embaixada Americana e cumprir pelo menos cinco passos. Uma delas é falar em inglês e ser verdadeiro com as informações prestadas. A solicitação é iniciada pelo site https://ceac.state.gov/genniv/, no qual o interessado escolhe a universidade na qual pretende estudar e solicitar a emissão do “Formulário DS2019”.

Após preencher o formulário com todas as informações do passaporte e documentos pessoais, o solicitante deve acessar o site do Agendamento, pagar a taxa do visto (MRV) no valor de U$ 160 e agendar onde será feita a coleta de impressões digitais, o registro em foto no CASV e a entrevista no Consulado. Para acadêmicos da Região Nordeste, a orientação é para que todo esse processo aconteça na posto do Consulado e Embaixada no Recife.

Em média, os vistos têm dois anos de validade. Com o visto F1, J1 e M1, os estudantes ou pesquisadores podem viajar para os Estados Unidos 30 dias ante do início das aulas ou atividades acadêmicas. Com o F1, eles podem permanecer no país americano 60 dias após o término de suas aulas. Com os demais vistos, esse prazo é de 30 dias.

O coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, considerou importante as dicas e lembrou que as informações dos funcionários da Embaixada Americana ajudaram a esclarecer muitas dúvidas. Professor Cláudio revelou que a CoRi já identificou vários professores que desenvolvem projetos dos programas de pós-graduação da Universidade com potencial para serem realizados parcial ou integralmente nos Estados Unidos.

“Essa orientação sobre o visto é muito importante. Eu obtive um visto para estudar nos Estados Unidos e o procedimento é terrivelmente burocrático. Então, se a gente tiver como facilitar a obtenção desse visto para nosso pesquisador, isso é um passo enorme. E abrevia dois ou três meses que ele ganha para a pesquisa”, destacou professor Cláudio.

A professora Maria José Lima, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, também participou da apresentação e considerou importantes as informações para os pesquisadores da UEPB que pretendem estudar nos Estados Unidos. Ela disse que, em tempos de internacionalização, é preciso romper as fronteiras nacionais e buscar novas parcerias no exterior. “Foi uma excelente oportunidade para nossos pesquisadores que pretendem estudar nos Estados Unidos”, salientou.

Texto: Severino Lopes