CoRI lança página virtual com conteúdo voltado para área de internacionalização da UEPB

18 de Abril de 2017

Com o objetivo de estreitar os canais de comunicação com a comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com as demais pessoas interessadas nas atividades da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Instituição, foi lançada recentemente a página virtual do setor, acessível através do endereço eletrônico http://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/.

Inserida na UEPB, a CoRI tem a competência de internacionalizar a Universidade, promovendo a sua imagem para o mundo e trazendo, através de parcerias, várias possibilidades que o mundo oferece para os integrantes da Universidade. O layout da página segue as recomendações do Manual de Identidade da UEPB e se apresenta bastante diversificado, com a oferta de notícias referentes ao setor, além da disponibilização de banco de editais e resultados, bem como a possibilidade de acesso direto às publicações vinculadas à CoRI, como o Informativo do Programa Ciência sem Fronteiras.

De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais da UEPB, professora Cezilene Morais, o que havia até então era apenas uma descrição das funções do setor no site da UEPB. “Percebemos que seria necessário expor informações claras sobre todas as atividades desenvolvidas e disponibilizar uma agenda anual aos visitantes”, explicou.

Assim, com o apoio do setor de Webdesign da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC), foi elaborada uma plataforma sistematizada em três frentes distintas: a primeira discorre sobre Mobilidade, que é o foco no qual o programa se concentra; a segunda trata de Acordos de Cooperação, na qual estão listadas as instituições parceiras, conforme os países, para que cada interessado busque identificar as linhas e conhecer um pouco as instituições e seus pretensos destinos; e a terceira frente trata de Idiomas, expondo aos estudantes informações sobre o programa Idioma Sem Fronteiras, do Governo Federal, e os passos para a preparação para as provas de certificação em línguas estrangeiras.

“Procuramos deixar o site mais claro e proporcionar facilidade no acesso. Diminuímos textos para deixar apenas a essência do programa, dialogamos muito sobre a estrutura e o resultado foi uma ferramenta de comunicação que dá mais visibilidade e facilita a pesquisa pelos assuntos de interesse dentro da CoRI”, ressalta Cezilene.

O site ainda oferece informações sobre três importantes parceiros da CoRI, a Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Além disso, fornece acesso ao Centro Cori de Idiomas (CCI), projeto de extensão desenvolvido junto com o Departamento de Letras. Assuntos como intercâmbio, acordos de cooperação acadêmica internacional e programas de mobilidade realizados com empresas e instituições parceiras também podem ser acessados com facilidade através do site.

Texto: Giuliana Rodrigues