Coordenadoria de Relações Internacionais promove reunião com futuros intercambistas da UEPB

19 de março de 2019

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, na manhã de segunda-feira (18), uma reunião com os alunos contemplados pelos programas de Bolsas Ibero-Americanas e Mundi 2018, ofertados pelo Santander Universidades, que participarão, a partir de setembro, de intercâmbio de seis meses em Portugal e na Espanha. Na reunião, alunos egressos do Programa de Mobilidade Internacionais (Promin) compartilharam suas experiências fora do País como forma de orientar os futuros intercambistas.

O professor Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais, e o secretário da CoRI, Christiano Soares, apresentaram alguns pontos importantes sobre o intercâmbio, como informações sobre as universidades de destino, termos de compromisso, documentações, comunicações à distância, câmbios, relatórios e compromissos no momento do regresso. “A internacionalização é um fator sem o qual nenhuma grande universidade pode sobreviver hoje em dia. Então tudo gira em torno dessa missão. Temos a internacionalização como fator de promoção de cultura, conhecimento, intercâmbio, troca de experiências entre professores, alunos e servidores”, destacou Cláudio.

Sobre a reunião, ele ressaltou que o momento serviu para criar um ambiente receptivo e agradável para os intercambistas. Com a apresentação dos egressos do Promin, segundo Cláudio, “os estudantes que irão para o intercâmbio passam a ter uma ideia melhor do que encontrarão no exterior, tiram dúvidas e percebem como é a paixão pelo conhecer mais, pelo se livrar de pré-concepções, conhecer seus limites, conquistar novos espaços, explorar coisas que normalmente na sua zona de conforto não iriam explorar”.

O processo de seleção de alunos para os programas de bolsas, ocorrido no ano passado, contou com cerca de 300 inscritos de todos os câmpus da Instituição, que passaram pelas etapas de avaliação do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), análise de currículo e entrevista. Seis bolsas no valor de 3 mil euros e outra de 4 mil euros, referente ao Santander Mundi, foram destinadas aos estudantes selecionados. Os futuros intercambistas são dos cursos de Fisioterapia, Direito, Letras/Inglês, Letras/Português, Ciências Contábeis, Odontologia e Relações Internacionais.

Mayra Portela é estudante do 5º período de Relações Internacionais do Câmpus de João Pessoa. Natural de São Luís (MA), ela destaca que acertou na escolha do curso e que é a primeira entre os seus familiares a realizar um intercâmbio. Seu destino será a cidade de Granada, na Espanha. “Como eu faço Relações Internacionais, e não só por isso, mas porque eu queria um desafio, busquei a Espanha para uma oportunidade diferente”, afirma. A jovem reitera a importância de se desenvolver um perfil acadêmico ao longo dos estudos, estar atento aos convênios da Universidade, participar de projetos, escrever artigos e ir a congressos, construindo assim um currículo favorável ao aluno no momento da candidatura.

Além dela, Rhuan Bezerra também foi um dos selecionados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas. O aluno do 7º período do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) prepara-se para a experiência de um semestre na Universidade de Coimbra, em Portugal. “O intercâmbio é a concretização de um sonho que tenho há muito tempo. Sempre pensei em fazer um intercâmbio, numa perspectiva de conhecer outras culturas, viver em outro país e crescer no sentido pessoal”, diz.

Após um semestre na Universidade de Granada pelo Programa de Mobilidade Internacional (Promin), Olívia Flôr externou alguns detalhes de sua viagem aos próximos intercambistas. “Às vezes, achamos que nossos sonhos não são palpáveis. Aí, de repente, percebemos que podem ser. Tudo foi incrível. A experiência de estar em outro país e com outra cultura e língua, conversar e fazer amizades com pessoas que não compartilham a mesma língua que a sua é muito interessante”, comenta a aluna do sétimo período de Direito do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Os programas de bolsas da UEPB, em parceria com o Banco Santander, têm como objetivo contribuir e incrementar a qualidade da formação dos estudantes em universidades estrangeiras. A Coordenadoria de Relações Internacionais lembra aos alunos que desejam submeter-se a uma experiência de intercâmbio que o edital do Programa de Mobilidade Internacional (Promin) está aberto para inscrição até o dia 20 de abril.

Texto e fotos: Luiz Felipe Bolis (Estagiário)