Consuni aprova criação de bolsas para Iniciação à Docência nas áreas gerais da Capes e reajuste da Bolsa Monitoria

25 de setembro de 2020

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião realizada de forma virtual, na tarde desta quinta-feira (24), a proposta de criação de bolsas de Iniciação à Docência exclusivamente para as áreas gerais definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como o reajuste do valor individual da bolsa do Programa de Monitoria. Ambas as medidas têm como objetivo incentivar a formação docente, como também incrementar um importante auxílio para os estudantes da Instituição.

A primeira proposta foi encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e relatada pelo conselheiro Adeilson da Silva Tavares que, em seu parecer, destacou que o PIBID promove a iniciação do licenciando no ambiente escolar, ainda na primeira metade do curso, visando estimular a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano escolar. A proposta aprovada garante cinco bolsas para professor coordenador/orientador no valor de R$ 1.400, no período de 18 meses, além do pagamento de 32 bolsas no valor de R$ 400,para alunos/orientandos, respectivamente aprovados no Edital da Capes.

Para o professor Adeilson, a proposta aprovada segue na linha da valorização e importância que as licenciaturas têm na UEPB e retrata o compromisso da Instituição com a Educação. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).

Já a proposta que estabelece o reajuste do valor individual da bolsa do Programa de Monitoria de R$ 253 para R$ 400 foi relatada pela conselheira Alessandra Teixeira, que destacou, em seu parecer, a importância da iniciativa obedecendo o princípio da igualdade. A professora lembrou que todos os programas em funcionamento na Instituição, com exceção da Bolsa Individual de Monitoria, já possuem bolsas individuais no valor de R$ 400 e ressaltou que o Programa de Monitoria é uma iniciativa para apoiar o ensino e, conforme manual da Pró-Reitoria de Graduação, é uma oportunidade de estruturação dos modos de quem sai em busca do agir pedagógico e um instrumento para o trabalho e para a diversidade no conhecimento em sala de aula.

Alessandra Teixeira destacou que um dos grandes desafios para a estruturação do ensino superior é considerar a equidade dos seus programas institucionais. Consciente dessa responsabilidade, a UEPB, conforme enfatizou a professora Alessandra, tem enfrentado esse desafio e cumprido as determinações da Constituição Federal, obedecendo os princípios da indissociabilidade entre o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Texto: Severino Lopes