Consuni aprova reajuste no valor das bolsas de extensão ofertadas pela Universidade Estadual da Paraíba

8 de junho de 2020

Em reunião realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (8), o Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou o reajuste no valor pago pelas bolsas de extensão (PROBEX) da Instituição. Com a decisão, o auxílio extensionista passa de R$ 253,00 para R$ 400,00 por mês, equiparando-se ao valor pago pelas bolsas de iniciação científica na UEPB. Atualmente, a UEPB paga 450 bolsas mensais de extensão.

Segundo o reitor Rangel Junior, esse reajuste é um compromisso que a Universidade tenta honrar há algum tempo, fazendo cálculos e análises para poder implantar. “Essa é uma medida fundamental e uma demanda de muitos anos nas instituições que executam política de extensão no País. Com a decisão do Consuni, estabelecemos um marco importante para a extensão da Universidade Estadual da Paraíba”, disse.

Para o professor José Pereira da Silva, pró-reitor de Extensão da UEPB, a aprovação do reajuste representa uma mudança importante para a valorização da participação dos discentes nas ações de extensão da Universidade. “Historicamente, quando os alunos que estavam na condição de bolsista de extensão tinham aprovação no PIBIC, abriam mão da bolsa de extensão pela bolsa de iniciação científica, em função dos valores. Às vezes, os bolsistas da extensão estavam bastante comprometidos nas ações dos projetos aos quais estavam vinculados, mas, quando da aprovação na pesquisa, saiam das ações extensionistas. Assim, com esta valorização, é provável que esta situação não mais aconteça”, comentou.

Conforme Pereira, “outra questão importante que a aprovação da equiparação dos valores das bolsas impõe diz respeito a uma valorização da própria extensão na UEPB, que passa a ser reconhecida, pelo menos com relação às bolsas de extensão, com nível de igualdade com a pesquisa, fortalecendo as ações de extensão já existente na Instituição. Ou seja, trata-se de uma reparação necessária do merecido status da extensão na UEPB”.

O novo valor da bolsa de extensão passará a ser pago de imediato, após a publicação da Resolução que alterou o valor do auxílio extensionista. “A Resolução anterior, que definia o valor de R$ 253,00 por mês, será revogada e a nova Resolução passa a vigorar quando de sua publicação. Desta forma, não será necessário esperar o próximo Edital PROBEX para passar a pagar o novo valor. Uma notícia muito boa para os alunos da extensão”, concluiu professor Pereira.

A reunião do Consuni foi transmitida ao vivo, pelo Canal Rede UEPB, e está disponível para consulta clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão