Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova alteração no calendário do semestre 2020.2

24 de fevereiro de 2021

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (24), por meio de videoconferência, a mudança no calendário acadêmico da Instituição para o semestre letivo 2020/2. A reunião foi presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes da Silva Fonseca.

A proposta foi encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e estabelece o início das aulas na UEPB no dia 1º de março, de forma remota, com término em 5 de junho. Antes o semestre letivo na Instituição estava previsto para começar no dia 17 de fevereiro. Já o semestre 2021.1 que estava previsto para começar no dia 14 de junho, agora terá início em 5 de julho. O novo calendário também alterou a data da Colação de Grau Especial, que foi transferida para 26 de março. Com as alterações, as solenidades de Colação de Grau do semestre 2020.2 serão realizadas entre os dias 9 e 16 de julho.

A Resolução do Consepe, publicada em Ad referendum, teve como relator o professor Francisco Jaime Bezerra, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, que destacou a necessidade dos ajustes em decorrência da pandemia de Covid-19. Em seu parecer, o professor lembrou que a mudança permitirá a PROGRAD o tempo adicional para realização de diversos procedimentos técnicos e acadêmicos que envolvem os setores da Universidade. Ele observou que o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi alterado recentemente pelo Ministério da Educação, o que também exigiu um esforço da Instituição para garantir a matrícula dos estudantes.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, observou que o início das aulas teria sido mantido para o dia 17 de fevereiro, se não tivesse ocorrido as mudanças no SiSU. Ele destacou o esforço da UEPB em colocar o calendário em dia sem prejuízos aos estudantes, no que diz respeito ao cumprimento da devida carga horária dos componentes curriculares, os quais devem ser realizados em conformidade com os respectivos Planos de Curso de cada professor. O novo calendário assegura de forma extraordinária os 78 dias letivos e leva em conta a realidade imposta pela pandemia da Covid-19, além de tornar possível a conclusão de processos de seleção para contratação de professores substitutos.

A aprovação da Resolução possibilita que os gestores técnicos e acadêmicos da PROGRAD e dos Cursos realizem ajustes burocráticos, a exemplo de reajustes de matrículas, cancelamento das reprovações ocorridas no semestre 2020.1, e o consequente fechamento dos históricos acadêmicos. Bem como, a modificação do Edital do SiSU I, notadamente no tocante ao seu calendário para ingresso de estudantes no semestre letivo 2021.1.

O professor Eli Brandão enfatizou que atividades presenciais na UEPB continuam suspensas e só serão retomadas quando houver a autorização dos órgãos competentes e seguindo todos os protocolos de segurança. Mesmo com todos esses ajustes, a pretensão da PROGRAD, segundo o pró-reitor, continua sendo de realizar, em 2021, pelos menos dois semestres completos (2020.2 e 2021.2) e iniciar outro (2021.2), com a perspectiva de normalizar o calendário em 2022, deixando-o em sintonia com o calendário administrativo.

Avaliação
Aproveitando a primeira reunião do Consepe de sua gestão, a reitora Célia Regina, e vice-reitora Ivonildes Fonseca, fizeram um balanço dos primeiros dois meses à frente da Instituição. A professora Célia falou do enfrentamento dos desafios nesses tempos de pandemia, da negociação da Reitoria junto ao Governo do Estado para o desbloqueio das progressões dos servidores, bem como das primeiras ações já realizadas em prol da comunidade universitária. Ela também destacou a recente decisão da Administração Central para garantir o pleno cumprimento dos protocolos de segurança em prevenção à Covid-19, em consonância do mais recente Decreto publicado pelo Governo do Estado da Paraíba.

Texto: Severino Lopes
Foto: Reprodução TVUEPB