Congresso de RPPNs propõe troca de experiências, renovação e revitalização do movimento patrimonial

24 de setembro de 2020

O 6º Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) continua com inscrições abertas para a realização de suas atividades programadas para os dias 4, 11, 18 e 25 de novembro. O evento será realizado de forma completamente on-line e gratuita, visando promover a inclusão e a participação do maior número possível de proprietários de RPPNs e de apoiadores da causa. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma das parceiras e apoia a iniciativa.

A edição deste ano visa atender todas as medidas de prevenção de contágio da Covid-19. São esperados mais de 2 mil participantes entre proprietários(as), herdeiros de RPPNs, gestores de reservas, gestores públicos, representantes da iniciativa privada, representantes de organizações não-governamentais, consultores, pesquisadores e estudantes e demais interessados em debater o futuro das RPPNs brasileiras.

Em sua 6ª edição, o evento tem como objetivo, congregar os participantes visando fortalecer os relacionamentos e favorecer as trocas de experiências e de conhecimentos, visando contribuir para o processo de renovação e revitalização do movimento RPPNista brasileiro, além de oferecer aos participantes oportunidades de debates sobre temas considerados prioritários para o futuro das RPPNs brasileiras.

O Congresso também visa fortalecer a articulação do movimento organizado de proprietários de RPPNs e de associações representativas por meio do estabelecimento de estratégias comuns e integradas. As atividades serão abertas à comunidade a pesquisadores, estudantes, professores, proprietários e gestores de RPPN, membros do poder público, profissionais ligados ao terceiro setor.

O evento será constituído por painéis abordando os temas “Educação Ambiental”, “Incêndios Florestais”, “Sustentabilidade Financeira das RPPNs”, “Planejamento Territorial/Paisagem”, “Arcabouço Legal das RPPNs”, “Pesquisas Científicas”, e “Turismo”.

Texto: Severino Lopes