Comunicurtas UEPB divulga trabalhos selecionados nas mostras Brasil, Tropeiros, Telejornalismo e Tropiqueers

Comunicurtas UEPB divulga trabalhos selecionados nas mostras Brasil, Tropeiros, Telejornalismo e Tropiqueers
23 de outubro de 2019

A Coordenação Geral do 14º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB divulgou, nesta quarta-feira (23), a relação de produções selecionadas para as mostras competitivas Brasil, Tropeiros da Borborema, Telejornalismo e Tropiqueers. Os trabalhos selecionados para as mostras Estalo, A ideia é… e Longa Metragem serão divulgados nos próximos dias. A relação com os primeiros trabalhos selecionados divulgados pode ser conferida clicando AQUI.

O festival teve sua data de realização alterada, sendo a abertura e encerramento antecipados em um dia do período inicialmente previsto. Agora, as atividades do 14º Comunicurtas UEPB serão realizadas de 25 a 29 de novembro, no Cine São José e no Teatro Rosil Cavalcanti. Além das exibições das mostras competitivas, haverá oficinas, debates e exibições da Mostra Especial de Filmes Convidados.

Este ano, o evento tem como tema “Cinema, juventude e preservação” e presta homenagem a coletivos culturais, como reconhecimento pelo compromisso com a resistência e apoio às produções audiovisuais nordestinas, que enfrentam a falta de recursos com criatividade e ajudam a fomentar o cinema regional. Nesse sentido, o 14º Comunicurtas UEPB destaca os festivais Curta Taquary, Sertão & Diversidade e o Fest Aruanda.

O Curta Taquary chegou a sua 12ª edição este ano, consolidado como um espaço para a difusão da produção audiovisual do Brasil e de outros países da América Latina, além de ser mais um elo na corrente de fortalecimento da oferta de cinema independente no interior do Estado de Pernambuco, levando-o até um público que, muitas vezes, não tem acesso a obras desse tipo, novas experiências e questionamentos que proporcionam reflexão e propõem novos olhares sobre temas que precisam ser pensados e repensados. Este festival ganha força na crença de que o cinema é agregador, motivador e transformador.

Já o Festival Sertão & Diversidade é um evento cultural que debate assuntos relacionados a gênero e diversidade por meio da linguagem audiovisual, com a ideia de ampliar as discussões sobre a temática a partir da vivência de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBTs). Conta com exibições em praça pública de curtas e longas sobre a temática LGBT, produzidos por cineastas cearenses, de outros estados do Brasil e também do exterior.

Por sua vez, o Fest Aruanda é a celebração do cinema brasileiro com sotaque paraibano. Captura o real, sua estética e sua verdade, espelhando simbolismos diversos do ethos cinematográfico que parece oscilar instantes de calmaria e embates, conformismos e resistências. Nele, atores e diretores dos quatro cantos do país fazem uma imersão cinematográfica no audiovisual brasileiro, onde o cinema passa em revista a sociedade brasileira, os falares, culturas e identidades diversas, as questões que estão na ordem do dia, as angústias e os temores de uma nação em transe.

O Comunicurtas UEPB

Nascido em Campina Grande, no Departamento de Jornalismo, o Comunicurtas UEPB se tornou itinerante e já percorreu várias cidades paraibanas, disseminando a produção audiovisual. O festival já se tornou um dos mais importantes da região e exibe um pouco do Brasil a uma sociedade que muitas vezes desconhece a diversidade que possui, haja vista crenças, etnias, curiosidades, tipos e belezas variadas existentes no país.

Configurando-se como uma alternativa qualificada de entretenimento totalmente gratuita, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB permite o acesso da população a produção e apreciação de filmes e vídeos locais, regionais e nacionais e ainda contempla o reconhecimento dos profissionais envolvidos nesta iniciativa. O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros.

Texto: Tatiana Brandão