Codecom promove apresentação do 13º Comunicurtas para professores e estudantes de jornalismo da UEPB

24 de setembro de 2018

A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará na próxima quarta-feira (26), às 19h, no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, uma apresentação especial de lançamento do 13º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, para professores e estudantes de jornalismo da Instituição.

O festival será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro, com atividades no Cine São José e na Centra de Integração Acadêmica. Na edição 2018, o festival conta com as mostras competitivas “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Estalo”, “A Ideia é….”, “Tropeiros de Telejornalismo”,“Som da Serra”, “Filmes do mundo” e “Longa Metragem”. Mais uma vez as mostras não competitivas integram o festival. São elas: “Filmes convidados” e “Feliz Idade”.

A grande novidade desta edição é a Mostra Especial Tropiqueers, que exibirá produções cinematográficas independentes ou de coletivos, com temáticas voltadas às questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e origem geográfica, alinhando a produção artística com o fazer político. Esta Mostra contará com 10 exibições em sala individual com classificação indicativa a partir de 16 anos (sendo cinco curtas convidados e cinco selecionados pela comissão do festival), debates e rodas de conversa anteriores e posteriores às exibições.

As produções podem ser inscritas até o dia 17 de outubro, através de preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site http://sites.uepb.edu.br/comunicurtasuepb. Elas passarão por uma seleção e apenas os classificados serão exibidos no festival e concorrerão aos cobiçados troféus. Além das mostras competitivas, o festival mais uma vez contará com a realização de oficinas, debates, mesas redondas e workshops. Uma das oficinas já confirmada será “Cinema Instantâneo”, a ser ministrada pelo cineasta Antônio Fargoni.

Nascido no Departamento de Jornalismo da UEPB, o Comunicurtas UEPB transpôs as fronteiras da Rainha da Borborema e se tornou itinerante, já tendo percorrido as cidades de Remígio, Umbuzeiro, Queimadas, Taperoá, Lagoa Seca e Ingá. Vitrine para os cineastas, produtores, atores e diretores, o Comunicurtas UEPB é um dos mais importantes festivais da região e tem a finalidade de formar plateias e incentivar o gosto da população pela sétima arte.

Texto: Tatiana Brandão